segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

533.º Aniversário no nascimento de Thomas More

Retrato de Thomas More, tempera de Hans Holbein, o jovem, 1527, Frick Collection
http://pt.wikipedia.org

Thomas More foi um insigne humanista do Renascimento, homem de estado e de leis, diplomata e escritor que nasceu em Londres a 7 de Fevereiro de 1478 e se notabilizou no exercício de importantes cargos públicos designadamente na de “Lorde Chancellor”, no reinado de Henrique VIII. Foi condenado à morte por este mesmo rei que o favorecera na Corte, martirizado e decapitado na Torre de Londres, a 6 de Julho de 1535. Mais tarde foi canonizado e hoje é festejado a 22 de Junho como Santo da Igreja Católica. O essencial da sua biografia está publicado no “Memorial [Universal] ” deste blogue sob o título Thomas More – morte de um humanista, nascimento de um santo.

2 comentários:

  1. Obrigado professor por homenagear um grande humanista, vivo na nossa memória! Obrigado por recordar a data da sua transição. Vou aproveitar para reler a Utopia, livro que entre outras coisas boas, tem a ver com as nossas descobertas marítimas e onde o herói, Rafael, é um navegador português.

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço, euroluso, por partilhar desta nossa homenagem ao Tomás Moro,para sermos mais leais à forma convencional da língua lusa.Reler a Utopia é sempre um prazer e quanto a Rafael, que outro grande homem aquele grande homem, no seu tempo, haveria de ter escolhido se não um navegador português?
    Bem-haja pelo comentário

    ResponderEliminar