sexta-feira, 1 de abril de 2011

Porque hoje é Dia das Mentiras...


Mark Twain | caricatura : http://omarzevallos.blogspot.com 
(adaptação de Leonel Salvado)

Uma das explicações para a origem do dia das mentiras (se não for mentira!):
«As primeiras civilizações, incluindo romanos e hindus, celebravam o Dia de Ano Novo a 1 de Abril, que se seguia muito próximo do Equinócio de Verão (a 20 ou 21 de Março) e durante a Idade Média chegou a comemorar-se a 25 de Março – dia da Festa da Anunciação do Anjo à Virgem Maria.
O Calendário Gregoriano veio substituir o calendário implementado durante o Império de Júlio César, por volta do ano 46 a.C., que se orientava pelo ciclo solar, com 365 dias e 6 horas. Esse tomava o nome de calendário juliano e foi uma tentativa de entrar em sintonia com as estações.

No final do século XVI descobriu-se que o ciclo solar não tinha 365 dias e 6 horas redondas mas 365 dias, 5 horas, 49 minutos e 16 segundos. Com alguns ajustes, passou a vigorar o calendário gregoriano em 1582, introduzido por ordem do Papa Gregório XIII.
Segundo o calendário gregoriano o 1 de Janeiro seria celebrado como o primeiro dia do ano. Contudo, muitos países, resistiram a esta mudança, nomeadamente na Europa a Escócia só aceitou a alteração em 1660, a Alemanha, a Dinamarca, a Noruega em 1700 e a Inglaterra só em 1752. O 1 de Abril tornou-se o 91º dia do ano do Calendário Gregoriano e o 92º nos anos bissextos.

Em 1564 a França adoptou e reformulou o calendário gregoriano, mas também aqui muitas pessoas rejeitaram a mudança da data do Ano Novo ou simplesmente não tomaram nota e continuaram essa celebração a 1 de Abril. Isto gerou alguma confusão e tornou-se tradição neste dia 1 de Abril as pessoas tentarem fazer as outras acreditar em algo falso. E assim nasceu este dia, que faz a delícia dos mentirosos (ou então não, porque é muito óbvio quando actuam nesta data).»
In http://xuacxuac.blogspot.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário