quinta-feira, 25 de março de 2010

O Antigo Tanque Novo

O tanque público revestia-se de uma importância crucial para o género feminino popular. Era o ponto de encontro diário para as mulheres e raparigas do povo que, entregues às lides domésticas, tinham assim oportunidade de as transformar em puro acto social, o que, de alguma forma, amenizava tão árdua tarefa, sobretudo em tempo frio.
De facto, era no tanque onde se cruzavam notícias, revelavam segredos e ansiedades, escorriam lágrimas de tristeza ou alegria e, na maior parte das vezes, se lavava a roupa suja em ambos os sentidos da expressão.
Para além de tudo isto, o tanque, com a sua vocação essencialmente feminina, proporcionava ainda muitas satisfações aos homens, constituindo o espaço de breves trechos de derriço ou de troca de olhares insinuantes com piropos à mistura, revelando-se o sucessor da “fontana” ou do “rio” das “Cantigas de Amigo” dos nossos poetas da Idade Média.
As raparigas usavam-no como pretexto e álibi para encontros mais demorados com os seus “amigos”.
Actualmente, o tanque colectivo encontra-se em vias de extinção, encontrando-se apenas um exemplar no Bairro das Lages, na freguesia de Valpaços.
Na imagem pode ver-se o antigo Tanque Novo, do qual só já resta a toponímia, mas que vai ser recordado com monumento alusivo, na rotunda próxima da sua anterior localização.

1 comentário:

  1. Gostei de ver o antigo tanque novo de Valpaços na internete.Sinto saudades dos anos 50,pelos momentos que alegres que passei naquele local.

    ResponderEliminar