terça-feira, 9 de março de 2010

Valpaços na rede viária romana

Por Leonel Salvado

Valpaços e uma larga parte das freguesias que o compõem encontravam-se no cruzamento de importantes vias romanas. Sob o asfalto de uma grande parte da estrada nacional que o ligam a Chaves, Vila pouca de Aguiar e a Castro de Avelãs, de algumas estradas municipais ou perto delas, sob a vegetação, escondem-se os troços de calçadas que serviram de variantes ao importante Itinerário XVII de Antonino que na época romana ligava Bracara Augusta (Braga) a Asturica (Astorga), por Aquae Flaviae (Chaves). Tem estado a ser feito um estudo minucioso no sentido de se obter uma reconstituição cartográfica o mais fiável possível deste e de outros itinerários das vias romanas em Portugal. Outros vestígios e achados, tais como pontes romanas ou medievo-romanas e marcos miliários associados a esses troços, têm sido de grande valor para a sua reconstituição, ao mesmo tempo que servem para assinalar a importância que os mesmos troços tiveram no complexa rede viária de então bem como a importância e a prosperidade que delas retiravam os povoados hispano-romanos junto das quais elas passavam. E esta realidade deverá ser levada em conta, e tem-no sido, para as nossas localidades nas quais ou próximas das quais existem evidências arqueológicas que autorizam crer-se no seu remoto povoamento e ainda mais nos casos em que a toponímia pareça reforçar essa crença. Tal realidade parece ajustar-se a uma variedade de povoações do concelho de Valpaços, entendidas como exemplos paradigmáticas dela.

O itinerário XVII de Antonino
clique sobre o mapa, para o ampliar


A Via Avgusta XVII tinha origem em Braga, no local onde hoje existe o Largo Carlos Amarante, e atravessava os actuais municípios de Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Montalegre, Boticas, Chaves, Valpaços, Vinhais, Bragança (em território português), e Vilardeciervos, Santibañes e Rosinhos de Vidriales, Camarzana de Terra e Castrocalbón, terminando em Astroga, perfazendo um total de 400 Km.

Tendo em conta o grande número de miliários e pontes romanas identificadas não restam dúvidas de que a Via XVII compreendia, a partir de Chaves dois itinerários: um que inflectia em Valpaços para Nordeste, passando por Vinhais, até Castro de Avelãs, talvez a capital do povo Zoelae, próximo de Bragança, cuja origem romana, tradicionalmente aceite, ainda não está esclarecida; outro itinerário que ligava directamente Chaves a Vinhais confluindo com o anterior e seguindo para Castro de Avelãs. Assinala-se ainda uma variante a Nordeste-Sudoeste de Valpaços em direcção a Vila Pouca de Aguiar. 

Assim, as referências arqueológicas disponíveis permitem que se faça a seguinte descrição do traçado viário que atravessava o território do actual concelho de Valpaços que é o que se reconstitui no mapa atrás apresentado, com a indicação das mesmas referências (miliários e pontes) que lhe estão associadas:


A. ITINERÁRIO CHAVES - VALPAÇOS - CASTRO DE AVELÃS NA ROTA DA VIA XVII

Partindo da Madalena, Chaves (depois de atravessar o Tâmega, segue a direito pela EN103, na capela continua em frente por terra, na bifurcação segue à direita para Qta. de S. Germano; após o canal segue à esquerda e 50 m depois segue à direita onde passa a calçada que ascende ao Alto de S. Lourenço), segue para:

Eiras (miliário a Constancio I)

S. Lourenço (ver magnífico troço da Calçada de S. Lourenço subindo a encosta; miliário anepígrafo já desaparecido; o acesso à calçada faz-se no miradouro de S. Lourenço continuando depois pela Casa dos Ferradores, Largo do Cruzeiro, Rua da Travessa, até à EN213; ao chegar ao chafariz segue para Juncal).

Ponte Romana de S. Lourenço sobre a rib. de S. Julião (1 arco, a 500 m da povoação e segue para Arco e Lama)

S. Julião de Montenegro (na Igreja paroquial apareceram 4 miliários, miliário Macrino e miliário a Décio, este da milha VI, expostos dentro da igreja, um miliário anepígrafo no adro da igreja e ainda um fragmento na casa do Pe. Fernando Pereira; segue por Falgueira, Poças, Alto da Gesta e Barracão).

Travessia do ribeiro de Limãos.

(apareceram dois miliários nas obras de demolição da capela de Sta. Luzia; um miliário a Macrino está no terreiro da casa de Hermínio Quintino e outro nas fundações da mesma).

Vilarandelo (miliário a Macrino, apareceu na Capela do Espírito Santo dentro do cemitério e está hoje no jardim junto ao mercado junto com um outro miliário a Caracala que apareceu no pátio duma casa particular em Vilarandelo; um fragmento de miliário foi para o MRF em Chaves)

Lagoas

Valpaços (calçada a Norte desta cidade e miliários deslocados no Solar e Capela dos Morgados Pinto Leite, Casa do Arco).

Possacos (calçada com 2 km desvia à direita da EN206 e desce à ponte; 4 miliários, o miliário a Magnêncio indicando as milhas a Braga apareceu junto à Igreja e está hoje numa casa particular em Carlão, Alijó, um miliário a Macrino estaria na Qta. do Padre António de Sousa, um miliário talvez a Delmácio aparecido no Largo das duas Fontes e um talvez a Carino, todos desaparecidos; no lugar do Bairro existia um miliário também desaparecido no muro de uma fonte).

Ponte Romana do Arquinho ou de Possacos sobre o rio Calvo (1 arco; daqui provém o miliário a Maximino e Máximo, deslocado depois para a ponte de Vale de Telhas, acabando junto à capela de N. Sra. de Fátima em Vale de Telhas onde está hoje; indica reparações da via na frase vias et pontes temporis vetustate conlapsos restituerunt curante; a calçada continua até à EN206).

Ponte Romano-Medieval de Vale de Telhas, sobre o rio Rabaçal, Fornos do Pinhal (EN206; reconstrução medieval com elementos romanos, como blocos de pedra com marcas de fórfex; existiam 6 miliários; um miliário a Maximino e Máximo, está hoje no Museu de Vila Real; um miliário a Numeriano e outro a Maximiano já desaparecidos).

Vale de Telhas; PINETUM, mansio a XX milhas (29,6 km) de Chaves, mencionado na via XVII situava-se talvez no Castro do Cabeço em Vale de Telhas. Vale de Telhas (existe um miliário junto à fonte romana e o miliário a Maximino e Máximo junto à capela de N. Sra. de Fátima.)
Bouça (miliário da milha XXII contadas a partir de Chaves, está hoje junto ao café 'Estrela do Norte' na Ferradosa; também na casa da família Verdelho, em Vale de Gouvinhas, há um miliário a Maximiano proveniente do leito do rio Rabaçal junto à Ponte de Vale de Telhas; topónimo Estalagem).

Ferradosa




Fraziela (3 fragmentos anepígrafos, talvez da milha XXIV um dos quais na berma da estrada junto à casa do Sr. Manuel Maia; segue pela Qta. da Calçada, Padrões, Redonda, Cabeço da Mós, Qta. do Ermidão e Estalagem).

Ponte Romano?-Medieval do Arquinho ou de Ermidão sobre a rib. do Arquinho, Fradizela (indicada na EN206; 1 arco).

Ponte Romana da Pedra, Torre de Dona Chama sobre o rio Tuela (ao km 6 da EN206; 6 arcos).





Torre de Dona Chama (ver projecto VIAS AVGVSTAS no concelho de Macedo de Cavaleiros)

Vila Nova da Rainha (calçada com 900 m, começa a 1 km da povoação, segue paralela à EN206; fragmento de miliário na berma da EN206, 600 m antes da povoação; miliário anepígrafo no centro da povoação suportando uma varanda).

N. Sra. das Dores, Lamalonga (calçada com 1500 m ladeia a capela)

Lamalonga (no adro da Capela de S. João apareceu um miliário a Constâncio Cloro que está hoje no MAB com o nº 1565 e um outro anepígrafo entretanto destruído).

Este itinerário prosseguia, fora dos limites actuais do concelho de Valpaços, em direcção Castro de Avelãs (que foi talvez a REBORETUM, mansio assinalado na via XVIII a XXXVI (53,3 Km) de PINETUM) por Carvalhal, Lamalonga, Agrochão, Portela, Zoio, Carrazedo, Formil, e Gostei.


Durante muito tempo foi considerada a variante seguinte, mas actualmente parece descartada devido à ausência de vestígios concludentes:

B. ITINERÁRIO CHAVES - VINHAIS - CASTRO DE AVELÃS NA ROTA DA VIA XVII

Trata-se de uma variante que passava também por terras do concelho de Valpaços, de que se conhecem quatro miliários em Bouçais e um em Soeira.


Partindo de Chaves seguia para:

Faiões.

Ponte Romano?-Medieval de Faiões sobre a rib. de Avelelas.

St. Estevão (por nascente) Ponte do Arquinho e Assureiras.

Águas Frias (segue pela calçada do Souto Bravo e pelo sopé do Castelo de Monforte, talvez uma statione; continua pelo planalto por Breia, Jaguintas, Calhelhas das Presas e Baixinha das Presas)

Bobadela (da Igreja paroquial segue pela chamada Estrada que atravessa a povoação e segue por Souto das Almas, Sítio da Estrada e Fraga das Antas até)

Nozelos (segue a norte da povoação e atravessando os ribs. de Cima e da Pulga e sobe a)

Lebução - daqui deriva a via para a região mineira de Três Minas (Tresminas) em Vila Pouca de Aguiar.

Ponte Romano?-Medieval de Picões sobre o rio Rabaçal.

Bouçoais (estava em ruínas e hoje está submersa).

Valpaço

Curopos (seguia por Fonte do Mau Nome, Breia, Pedra Mourisca, Estalagem de Baixo e de Cima e Souto Escuro onde terá existido um miliário)

Sobreiró de Baixo (vem pelo Monte da Forca e Cruz das Cortes, e segue pelo sopé do Monte da Circa).

Travessia da rib. das Trutas no Pontão (segue entre os Altos da Portela e do Pinheiro)

Vinhais (miliário a Maximino e Máximo da milha C... só existe a transcrição; segue por calçada já destruída na encosta do Castro da Cidadelha).

Vila Verde (provável statione no Forte de Modorra de apoio à via)

Ponte Romano?-Medieval de D. Marinha sobre a rib. de Padornelo

Ponte Romano?- Medieval da Soeira ou Ponte Velha sobre o rio Tuela, (18 m, 2 arcos; segue pelo sopé do Castro da Ponte)

Soeira (provável mutatio; a via sobe 1 Km até à Capela de S. Sebastião em Vilar onde apareceu um miliário a Augusto?, transformado em sarcófago, hoje no MAB com o nº 1566; segue pela Igreja Velha, sítio das Prainas e desce ao rio)

Travessia do rio Baceiro (sobe a Castromil por calçada e daí desce pela Calçada de Dossãos - em alternativa poderia passar na Ponte de Castrelos e daqui a Castro de Avelãs)

Gondesende (necrópole e calçada; continua por Oleiros da Breia)

Donai (segue para Grandais)

Castro de Avelãs (nas Terras de S. Sebastião).


C. VARIANTE NORDESTE-SUDOESTE DE VALPAÇOS EM DIRECÇÃO A VILA POUCA DE AGUIAR

Trata-se uma outra variante transversal às vias referidas atrás da qual se conhecem 4 ou 5 miliários. Derivava em Lebução da variante norte, seguia para sudoeste até Sá, onde cruzava com a Via XVII, continuando depois na direcção da região mineira de Três Minas.

A partir de Lebução (deriva da variante norte da Via XVII talvez por Tortomil e Alto da Fraga do Marco) prossegue para:

Fiães (possível miliário aparecido no vicus de Muradelhas, antiga Lavagornia?)

Tinhela (calçada e Ponte Romana?)

Alvarelhos (calçada)

Lama de Ouriço ( miliário a Magnêncio, hoje desaparecido)

(onde cruza com a Via XVII)

Valelongo (miliário anepígrafo; hoje está no exterior dum armazém em Vilarandelo)

Ervões

Lamas

Monsalvarga (miliário anepígrafo na berma da estrada que passa na aldeia; calçada)

Vassal (fragmento de miliário numa casa particular)

Argeriz (calçada entre o Castro de Ribas e o santuário de rupestre de Pias de Mouros, passando na Ponte Romana? do Regato do Pereiro)

Carrazedo de Montenegro

Vila Pouca de Aguiar

Fonte: http://viasromanas.planetaclix.pt/index.html

Sem comentários:

Enviar um comentário