sexta-feira, 23 de abril de 2010

Grupo do projecto «Auschwitz na 1ª pessoa» de regresso a Valpaços

Regressaram no passado dia 20 de Abril, Terça-feira, os professores e alunos da Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico de Valpaços que no dia 14 do mesmo mês partiram para a Polónia, para estabelecer um contacto pessoal com os seus parceiros polacos do Liceum Stanislawa Konarskiego, em Auschwitz e concretizar assim uma das etapas do projecto de parceria entre as duas Escolas, designado de «Auschwitz na primeira pessoa», da responsabilidade do professor João Coelho, projecto este que se afigurou perfeitamente adequado ao tema da área de projecto do 12º Ano da área de Línguas e Humanidades, ao qual se associou depois o 11º Ano e, como foi divulgado em vários meios de comunicação, veio a ser apadrinhado por Elie Wiesel, prémio Nobel da Paz em 1986, judeu e escritor, sobrevivente dos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald, que se congratulou com a iniciativa e deixou as seguintes palavras de esperança para o futuro em relação aos jovens que nela se envolveram:

É minha convicção que aquele que ouve uma testemunha se torna uma testemunha, por sua vez. Com o vosso conhecimento podeis tornar-vos uma força poderosa na preservação da Memória. Percebe-se que conheceis bem a grande importância da Memória. Espero que se mantenham sempre fiéis ao vosso compromisso de prestar testemunho. Jovens como vós dão-me esperança para o futuro. Continuem a aprender e a ler, mais e mais...

In http://diario.iol.pt, 27 de Janeiro de 2010


Apesar das dificuldades com se depararam na viagem de regresso, a qual teve de ser efectuada totalmente de autocarro, em consequência do encerramento da maior parte do espaço aéreo europeu devido às nuvens de cinzas vulcânicas oriundas da Islândia, professores e alunos manifestam indizível satisfação pela experiência que vivenciaram, realçando, para além da simpatia e hospitalidade que encontraram nos seus parceiros polacos, a comovente visita ao campo de concentração Auschwitz-Birkenau, ficando dela a certeza de que, não obstante o distanciamento histórico de países como Portugal em relação ao fenómeno do Holocausto, ninguém visita Auschwitz ou Birkenau sem lá verter uma lágrima.
Parafraseando, abreviadamente, a mesma fonte a que atrás recorremos, não podemos esquecer que nesse espaço de morte, de arrepiante atmosfera cinzenta e silenciosa que rodeia o seu actual visitante, «judeus, negros, ciganos, homossexuais, todos eles foram vítimas de perseguição e extermínio, conhecido como a solução final, que ceifou pelo menos 20 milhões de pessoas. Existem estudos que apontam para um número muito superior de vítimas, mas a certeza é que um dos grupos mais atingidos foram os polacos. Pelo menos 6 milhões terão perdido a vida às mãos do nazismo».
Recorde-se que a 27 de Janeiro, data que assinala o Dia da Memória das Vítimas do Holocausto, o grupo de alunos e professores da Escola Secundária de Valpaços envolvidos no projecto haviam realizado uma exposição sobre Auschwitz – Birkenau, seguido de uma apresentação no auditório principal, tal como também foi divulgado ao país através da televisão e outros meios.
Numa próxima etapa do projecto, será a vez dos estudantes e professores do Liceum Stanislawa Konarskiego visitarem a cidade de Valpaços e a Escola dos seus parceiros, estando prevista a publicação de um trabalho final de divulgação acerca desta experiência que também tem obtido a melhor impressão por parte da comunidade escolar e da qual partilho, aliás.

1 comentário:

  1. Tem sido um projecto incrivel e a viagem foi o culminar de 6 meses de trabalho.
    Obviamente que agradeço desde já o magnifico trabalho do professor Joao Salvador e da nossa professora de A.P Teresa Ruano já que foram incansaveis neste projecto.

    Explicar o que se sente em Auschwitz é impossivel! Esperava obter respostas mas sai de lá ainda com mais perguntas e com uma grande vontade de lá regressar!

    :D

    Solange*

    ResponderEliminar