quinta-feira, 1 de abril de 2010

Concelho tem mais de 60 “Lagares Cavados na Rocha”

Adérito Freitas tem sido incansável na divulgação do património do concelho valpacense. No passado sábado foi apresentada a sua mais recente obra “Lagares cavados nas Rochas”.
A apresentação do décimo livro de Adérito Freitas sobre o património do concelho de Valpaços encheu o Pavilhão Multiusos no sábado da XII Feira do Folar.
“Lagares Cavados na Rocha” foi apelidado como a “jóia da coroa” por Augusto Lage, autor do prefácio e apresentador da obra. “Este livro é algo de excepcional. Adérito Freitas leva-nos até aos nossos antepassados. Dá-nos a conhecer 67 lagares cavados nas Rochas, comprovando que a cultura da vinha teve muito significado para as nossas populações há mais de vinte séculos”, referiu, acrescentando: “esta publicação tem a vantagem de nos desafiar para outras pesquisas na nossa terra. Ele ensinou as pessoas a valorizá-la. Não há ninguém que não conheça o Dr. Adérito e muitos dizem regularmente, tenho isto para o Dr. Adérito, tenho de mostrar aquilo ao Dr. Adérito”.
Francisco Tavares, o autarca valpacense, ex-aluno de Adérito Freitas, salientou a “pessoa atenta, que sabe motivar”, “uma referência a acolher nas nossas vidas (…) que deixa às gerações vindouras muito conhecimento que se não fosse ele não teríamos oportunidade de conhecer”.
Por sua vez, o autor apresentou, como habitualmente, meticulosamente, a estrutura e conteúdo do livro que referiu ter como objectivo “provocar dúvidas e interrogações” no que toca à divulgação e preservação do património.
A pesquisa de Adérito Freitas, natural do concelho e autor de 10 livros sobre património cultural de Valpaços, não se fica apenas pelo material em si. Porque “sondar a história do vinho é conhecer uma civilização velha de milénios que continua viva”, o autor fez toda uma contextualização do tema da vinha e do vinho enriquecendo a obra com provérbios, frases célebres, poemas, entre outros.

Obra dá a conhecer património concelhio

“Lagares Cavados na Rocha”, patrocinado pela Câmara Municipal de Valpaços, mostra 67 lagares localizados em 12 freguesias do concelho valpacense, onde se destaca a freguesia de Santa Valha com 21 “peças raras”.
Em cerca de 280 páginas, o arqueólogo inventariou, com imagens, mapas e outros conteúdos, património oculto cuja história engrandece a cultura do concelho. “Desde estruturas muito simples a estruturas mais complexas, onde um já muito evoluído sistema de prensa (torcularium) estaria presente, creio que de tudo haveria nos 67 lagares cavados na rocha do concelho de Valpaços”, referiu.
Adérito Freitas começou a escrever sobre a sua actividade de investigação arqueológica e etnológica centrada no património do concelho em 1986 a convite do autarca valpacense, Francisco Tavares, e esta é a sua décima obra editada desde então.

Por: Cátia Mata
In http://www.avozdechaves.com/index.asp?idEdicao=385&id=14944&idSeccao=3410&Action=noticia

Sem comentários:

Enviar um comentário