Retrato póstumo de Nicolau Maquiavel, óleo sobre tela,
Santi di Tito, séc. XVI, Pallazzo Vecchio
Nicolau Maquiavel, aliás Noccolò di Bernardo dei Machiavelli, nasceu em Florença no dia 3 de Maio de 1469 e faleceu na mesma cidade em 21 de Junho de 1527. Figura de elevada formação intelectual nos domínios da Literatura, Música, História e Política, foi sobretudo nesta área que se tornou numa das grandes referências do Renascimento. É considerado o fundador do pensamento e da ciência política actual e a má interpretação da sua obra e do seu pensamento político contribuiu durante séculos para o nascimento de um novo adjectivo em várias línguas ocidentais relacionado com o seu nome, na forma maquiavélico com o sentido de esperteza ou astúcia, mas também com uma conotação depreciativa, enunciando-se para este adjectivo sinónimos associados à crueldade ou à imoralidade. Viveu durante um largo período da sua vida na esplendorosa atmosfera política da República de Florença e durante o governo de Lourenço de Médici entrou para vida política, exercendo durante 14 anos o cargo de Secretário da Segunda Chancelaria e enriquecendo a seus conhecimentos sobre a prática política corrente. Quando foi afastado do cargo embrenhou-se no estudo das mais consagradas obras e conceitos políticos de autores da Antiguidade Clássica utilizando esses conceitos de uma maneira nova. Toda a sua experiência adquirida na chancelaria florentina e o seu pensamento político moldado a partir dos Antigos foram condições essenciais para a preparação daquela que é provavelmente a obra mais conhecida de Maquiavel, “O Príncipe”, escrita em 1513, e publicada postumamente, 19 anos depois.
Para analisar mais detalhadamente a vida e obra de Nicolau Maquiavel recomendamos a consulta do excelente artigo publicado na Wikipédia. Clique sobre a imagem que se segue.
Recomendamos ainda a consulta da investigação e observações críticas de Micael Sousa no post "Maquiavel - o irónico e sarcástico" publicado a 8 de Abril no blogue "A busca pela Sabedoria".
Recomendamos ainda a consulta da investigação e observações críticas de Micael Sousa no post "Maquiavel - o irónico e sarcástico" publicado a 8 de Abril no blogue "A busca pela Sabedoria".
Muito obrigado pela divulgação. É sempre um grande prazer colaborar com o Clube de História de Valpaços. Continuem com o bom trabalho, com este voluntarismo abnegado profundamente proveitoso e benéfico.
ResponderEliminarOk Grande Amigo, o prazer é também nosso!
ResponderEliminar