terça-feira, 3 de maio de 2011

542.º Aniversário do nascimento de Nicolau Maquiavel

Retrato póstumo de Nicolau Maquiavel, óleo sobre tela, 
Santi di Tito, séc. XVI, Pallazzo Vecchio

Nicolau Maquiavel, aliás Noccolò di Bernardo dei Machiavelli, nasceu em Florença no dia 3 de Maio de 1469 e faleceu na mesma cidade em 21 de Junho de 1527. Figura de elevada formação intelectual nos domínios da Literatura, Música, História e Política, foi sobretudo nesta área que se tornou numa das grandes referências do Renascimento. É considerado o fundador do pensamento e da ciência política actual e a má interpretação da sua obra e do seu pensamento político contribuiu durante séculos para o nascimento de um novo adjectivo em várias línguas ocidentais relacionado com o seu nome, na forma maquiavélico com o sentido de esperteza ou astúcia, mas também com uma conotação depreciativa, enunciando-se para este adjectivo sinónimos associados à crueldade ou à imoralidade. Viveu durante um largo período da sua vida na esplendorosa atmosfera política da República de Florença e durante o governo de Lourenço de Médici entrou para vida política, exercendo durante 14 anos o cargo de Secretário da Segunda Chancelaria e enriquecendo a seus conhecimentos sobre a prática política corrente. Quando foi afastado do cargo embrenhou-se no estudo das mais consagradas obras e conceitos políticos de autores da Antiguidade Clássica utilizando esses conceitos de uma maneira nova. Toda a sua experiência adquirida na chancelaria florentina e o seu pensamento político moldado a partir dos Antigos foram condições essenciais para a preparação daquela que é provavelmente a obra mais conhecida de Maquiavel, “O Príncipe”, escrita em 1513, e publicada postumamente, 19 anos depois.
Para analisar mais detalhadamente a vida e obra de Nicolau Maquiavel recomendamos a consulta do excelente artigo publicado na Wikipédia. Clique sobre a imagem que se segue.
  
Recomendamos ainda a consulta da investigação e observações críticas de Micael Sousa no post "Maquiavel - o irónico e sarcástico" publicado a 8 de Abril no blogue "A busca pela Sabedoria".

2 comentários:

  1. Muito obrigado pela divulgação. É sempre um grande prazer colaborar com o Clube de História de Valpaços. Continuem com o bom trabalho, com este voluntarismo abnegado profundamente proveitoso e benéfico.

    ResponderEliminar