sexta-feira, 4 de novembro de 2011

DOCUMENTOS: Aldeias do concelho de Valpaços nos meados do século XVIII por freguesias – TINHELA

Por Leonel Salvado


Nota prévia: Os topónimos foram transcritos na forma como se lêem na cópia do manuscrito original.

MEMÓRIAS PAROQUIAIS, 1758, Tomo 36, TINHELA , Monforte de rio Lima [ Leia-se Monforte de Rio Livre]
[Cota actual: Memórias paroquiais, vol. 36, n.º 55, p. 353 a 354]

Este lugar de Tinhella fica no Bispado fica no Bispado de Miranda do Douro, Comarda de Torre de Moncorvo, termo da Villa de Monforte de Rio Liber, Freguesia de Nossa Senhora da Assunção e é do Senhor Conde de Atouguia, donatário.
Tem setenta e sete vizinhos, pessoas tem duzentas e trinta e cinco.
Está situado em um vale e se descobre deste povo Nizellos, que dista meia légua, e se descobre também Bobbadella e Oucidres que também distam meia légua.
Esta Paróquia está dentro do mesmo povo e tem três anexas; uma se chama Lama de Oriço, outra é Monte de arcas, outta se chama Agordella. Esta tem doze vizinhos e quarenta e três pessoas; Monte de arcas tem trinta e seis vizinhos e noventa e cinco pessoas; Lama de Oriço tem vinte e cinco vizinhos e pessoas noventa e cinco.
O orago desta freguesia é Nossa Senhora da Assunção. Tem quatro altares, o altar maior é desta Senhora, o segundo de Santo António e o terceiro de Nossa Senhora do Rosário; o quatro altar /só tem uma nave/ tem duas Confrarias, uma das Almas, outra do Santíssimo Sacramento.
O Pároco é vigário, que apresenta o Bispo, e tem de côngrua vinte mil réis que lhe dá o Comendador, que é o Senhor Conde de Valadares; tem coadjutor e este tem de cângrua, em cada ano, seis mil réis e trinta alqueires de pão meado e dez almudes de vinho.
Tem uma ermida de Nossa Senhora da Veiga, fora do lugar, que é do povo. A sua invocação é da Natividade e, nesse dia, é frequentada de devotos.
Os frutos da terra que este povo recolhe são centeio, algum trigo e vinho, castanha, linho, milho, feijões, tudo isto medianamente.

Está sujeito às justiças de Monforte que é dos juízes ordinários.
Serve-se esta terra do correio de Chaves que fica distante duas léguas.
E dista da cidade de Miranda, capital deste Bispado, dezoito léguas, e oitenta de Lisboa, capital do Reino.
Está neste povo uma torre antiga que serve para os sinos da paróquia.
Declaro que este benefício é da Mitra de Miranda.

E não tenho mais que advertir do que se me pede nos interrogatórios do impresso e, para que conste, fiz este, Tinhella, em Abril, 29 de 1758.

O cura desta freguesia, Padre João Gonçalves Agra

1 comentário:

  1. Gosto de ler e reler a história do ano 1758 . Já imagino 2 séculos e meio passaram ... a Igreja continua com bons alicerces e a capela da Nossa Senhora da Assunção também.
    A pena que resta , a população desta tão linda TINHELA reduziu-se em 100 pessoas mais ou menos . A maioria são idosos , só no mês de Agosto é que há mais pessoal derivado ás férias .
    Neste momento temos o Nosso Padre João que vem celebrar as missas para não perdermos a fé 🙏 .
    Louvado seja Deus para sempre . Amém.

    ResponderEliminar