domingo, 6 de novembro de 2011

DOCUMENTOS: Tribunal do Santo Ofício – CANAVESES

Por Leonel Salvado



1. DILIGÊNCIA DE HABILITAÇÃO DE ANTÓNIO LOURENÇO DE SEIXAS 
CÓDIGO DE REFERÊNCIA: PT/TT/TSO-CG/A/008-001/2678 
DATAS DE PRODUÇÃO: 1742 a 1742 

ÂMBITO E CONTEÚDO 
Pretendente a familiar, ourives, natural de Canaveses, comarca de Chaves, morador em Lisboa, filho de João Lourenço e de Isabel Fernandes, naturais de Canaveses; neto paterno de João Lourenço, natural de Bornes, e de Maria Gonçalves, natural de Canaveses, comarca de Vila Real; e neto materno de Leonardo Fernandes e de Isabel Fernandes, naturais e moradores em Canaveses. 

COTA ACTUAL: Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, António, mç. 93, doc. 1738 
Fonte: http://digitarq.dgarq.gov.pt 



2. DILIGÊNCIA DE HABILITAÇÃO DE ANTÓNIO MACHADO
CÓDIGO DE REFERÊNCIA: PT/TT/TSO-CG/A/008-001/2758
DATAS DE PRODUÇÃO 1739 [?] a 1752 [?] 
DATAS DESCRITIVAS: 1739-1740; 1752 

ÂMBITO E CONTEÚDO 
Pretendente a familiar, natural de Bornes, termo de Vila Pouca de Aguiar, filho de António Camelo, natural de Nossa Senhora do Ó, termo de Canaveses, e de Maria Machado, natural de Bornes, onde foram moradores; neto paterno de António Camelo, natural de Santa Maria de Émeres, termo de Canaveses, e de Maria Martins, natural da Ribeirinha da freguesia de São Miguel de Três Minas, neto materno de Baltasar Machado e de Joana Pinto, naturais e moradores em Bornes 
Obteve carta de familiar a 18 Novembro de 1740.
Refere que era sobrinho materno de António Machado Pinto, familiar do Santo Ofício.
Inclui as diligências da sua mulher, Joana Maria de Jesus, natural de Santa Leocádia, comarca de Chaves, filha de Gonçalo Lopes e de Senhorinha Lopes, naturais e moradores em Santa Leocádia, neta paterna de Gonçalo Lopes, natural de Santa Leocádia, e de Ana Pires, natural do lugar do Pereiro da freguesia de Argeriz; e neta materna de Gaspar Lopes, natural de Selhariz, e de Ana Lopes, natural de Santa Leocádia. Aprovadas a 7 de Outubro de 1752. 

COTA ACTUAL: Tribunal do Santo Oficio, Conselho Geral, Habilitações, António, mç. 90, doc. 1687. 

UNIDADE DE DESCRIÇÃO RELACIONADAS 
A diligência de António Machado Pinto, tio materno deste habilitando encontra-se em: Portugal, Torre do Tombo, Tribunal do Santo Ofício (F), Conselho Geral (SF), Diligências de Habilitação (SR), Habilitações (SSR), António, mç. 65, doc. 1314. 
Fonte: http://digitarq.dgarq.gov.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário