terça-feira, 20 de abril de 2010

Santa Maria Maior e outras venerações marianas no concelho de Valpaços

Santa Maria Maior

Santa Maria Maior é o orago da freguesia de Valpaços, cidade sede do concelho com o mesmo nome. Também designada de Nossa Senhora das Neves, é um dos nomes pelos quais a Igreja Católica venera Maria segundo o culto de hiperdulia.

A invocação de Nossa Senhora das Neves é uma das mais antigas da Igreja Católica romana. Conta a tradição que vivia em Roma, o representante do imperador bizantino, com sua esposa. Era um fidalgo riquíssimo, sem filhos, chamado João. O casal já não sabia mais como gastar toda a sua fortuna. Por isso, decidiram construir obras- primas para a Igreja. Mas não sabiam quais escolher. Na noite de 4 para 5 de Agosto de 352, João sonhou que a Virgem Maria lhe pedia para construir uma igreja no local que estivesse coberto de neve ao amanhecer.
Ele acordou, contou à esposa e ambos começaram a questionar-se como seria possível nevar em pleno verão, em Roma. Nessa mesma noite a Mãe de Deus também apareceu em sonho ao Papa Libério e disse-lhe que no raiar do dia, a neve estaria cobrindo o monte Esquilino, e ali ele deveria erguer uma igreja em sua honra. Pela manhã a notícia do monte coberto pela neve, apesar de se estar no Verão, espalhou-se pela cidade. O Papa e João, por caminhos diferentes subiram a colina, seguidos pela multidão. No cume do Esquilino os dois encontraram-se, conversaram e entenderam que estavam ali pelo mesmo motivo. O Papa então demarcou a área para a construção da igreja e João financiou todo o projecto da Igreja de Santa Maria das Neves. Na Antiguidade as colinas do Esquilino eram o depósito de lixo da cidade. Com o tempo o lugar tornou-se um cemitério de escravos. Porém na época do Império Romano as colinas eram as preferidas pelos nobres para a construção das suas ricas vilas. Mesmo assim o povo não gostava do local. A construção da igreja deu nova vida à região. Em 431, o Concílio de Éfeso foi encerrado com a proclamação da "maternidade divina da Virgem Maria". O Papa Xisto III para comemorar essa verdade de fé quis construir uma grande igreja, bem "maior" que as outras. Decidiu que o local seria o mesmo indicado pela Mãe de Deus, ao então Papa Libério. Por isso, a velha igreja deu lugar ao monumento que é a basílica de Santa Maria Maior, adjectivo que dá conta da sua magnitude. A basílica guarda os primeiros e mais ricos mosaicos com a imagem de Nossa Senhora. De facto, é um dos maiores e mais belos santuários marianos de toda a Cristandade. Porém, a antiga tradição propagou a invocação de Nossa Senhora das Neves celebrada em muitos lugares no dia 5 de Agosto.

Fonte: http://www.cnbbo2.org.br (adaptado)
Imagem: ícone de Nossa Senhora Senhora das Neves, in http://pt.wikipedia.org, categoria: Mariologia.


Outras venerações marianas no concelho de Valpaços

Nossa Senhora das Neves é também orago da freguesia de Possacos. Existem ainda no concelho de Valpaços outros nomes pelos quais a Virgem Maria é venerada e que a tradição adoptou como orago, tais como Santa Maria em São Pedro de Veiga do Lila, Nossa Senhora da Ribeira, em Bouçoais, e Nossa Senhora da Expectação (também chamada de Nossa Senhora do Ó ou do Parto) nas freguesias de Canaveses, Alvarelhos, Nozelos, Vassal e Santa Maria de Émeres (aqui usa-se mesmo o nome de Nossa Senhora do Ó). Em certas localidades onde Nossa Senhora da Expectação  não é orago, existem templos a ela dedicados e é venerada em festas e romarias, como sucede em Água Revés e Castro, no mês de Agosto, e em Argeriz, no mês de Setembro.

Existem, além destas, outras festas e monumentos religiosos ligados a outras devoções Marianas, como acontece também em Argeriz (orago - S. Mamede), onde N.ª Senhora das Neves é festejada a 5 de Agosto e se edificaram capelas em honra de N.ª Senhora da Piedade e N.ª Senhora do Pranto.

Em Alvarelhos existe uma capela dedicada a N.ª Senhora da Saúde, embora actualmente este santa não seja festejada.

Em Barreiros (orago - S. Vicente), festeja-se a N.ª Senhora dos Aflitos, no 3.º Domingo de Agosto, e existe aí uma capela a ela dedicada.

Em Bouçoais, além de N.ª Senhora da Ribeira (orago), também se festeja, no 3º Domingo de Agosto, N.ª Senhora de Fátima e há uma capela da sua devoção, além de outra dedicada a N.ª Senhora do Ó.

Em Canaveses (orago: N.ª Senhora da Expectação) é também festejada Santa Bárbara, em data móvel, e na aldeia existe uma capela dedicada a N.ª Senhora de Fátima.

Em Carrazedo de Montenegro (orago - S. Nicolau), a 8 de Setembro, honra-se N.ª Senhora da Natividade com uma festa, também conhecida por Festa das Gaiolas, e, no Cubo, localidade anexa à mesma freguesia, festeja-se, no mês de Agosto, N.ª Senhora dos Milagres. Na mesma freguesia existem as capelas dedicadas às Santas referidas e uma outra dedicada a Santa Luzia.

Na freguesia de Curros (orago - S. Miguel), festeja-se, a 2 de Fevereiro, N.ª Senhora da Purificação, que tem uma capela dedicada à sua devoção.

Em Ervões (orago - S. João Baptista), também se festeja Santa Luzia, a 13 de Dezembro, e N.ª Senhora dos Prazeres, na Segunda-feira de Pascoela, possuíndo ambas estas santas uma capela em sua honra.

Em Fiães (orago - S. Miguel Arcanjo),  festeja-se N.ª Senhora do Socorro, no 1.º Domingo de Agosto, existindo também uma capela a si dedicada.

Em Fornos do Pinhal (orago - S. João), N.ª Senhora da Natividade é festejada a 8 de Setembro, e existem nesta freguesia duas capelas de invocações marianas, a da santa já referida e a de N.ª Senhora da Ajuda.

Na mesma data de 8 de Setembro é também festejada N.ª Senhora da Natividade, na freguesia de Friões (orago - S. Pedro), e a 15 de Agosto e 8 de Dezembro são celebradas festas em honra de N.ª Senhora da Assunção e N.ª Senhora da Conceição, respectivamente. Todas as três divindades possuem uma capela da sua invocação.

Em Lebução (orago - S. Nicolau), é festejada, no 2.º Domingo de Setembro, N.ª Senhora dos Remédios e na freguesia existe ainda uma capela dedicada a N.ª Senhora dos Fortes.

Em Nozelos, a festa de N.ª Senhora da Expectação (orago) realiza-se a 18 de Dezembro. Na mesma freguesia existe uma capela dedicada a N.ª Senhora das Dores e um Nicho em devoção a N.ª Senhora do Carmo.

Em Padrela e Tazém (orago - S. Pedro), festeja-se, a 15 de Agosto, N.ª Senhora da Assunção, e, em Maio, N.ª Senhora da Saúde.

Em Possacos, além da devoção a N.ª Senhora das Neves (orago), existem mais três monumentos dedicados ao culto mariano: As capelas de N.ª Senhora dos Aflitos, N.ª Senhora da Saúde e N.ª Senhora de Fátima.

As últimas duas santas referidas no parágrafo anterior são também festejadas em Rio Torto (orago - S. Pedro), ambas em Agosto, e na localidade encontram-se as capelas dedicadas ao seu culto, além de um monumento dedicado à Imaculada Concepção de Maria.

Em Santa Maria de Émeres (orago - N.ª Senhora do Ó), também se realiza a festa de N.ª Senhora dos Aflitos, juntamente com a de Santa Bárbara, no 1.º ou 2.º de Agosto.

Em Santa Valha, (orago - Santa Eulália), também se festeja, a 13 de Maio, N.ª Senhora de Fátima, que tem aí uma capela.

Em São João da Corveira (orago - S. Brás), festeja-se, no 1.º Domingo de Agosto Nª Senhora da Anunciação.

Em São Pedro de Veiga do Lila (orago - Santa Maria), festeja-se a 15 de Agosto N.ª Senhora da Boa Viagem. Na localidade existe uma capela da devoção de N.ª Senhora de Fátima.

Em Serapicos (orago- Santa Ana), festeja-se em Agosto N.ª Senhora dos Remédios e dela existe uma capela na freguesia.

Em Sonim (orago - N.ª Senhora da Assunção) existe uma capela dedicada a N.ª Senhora de Lurdes.

Em Tinhela para além da festa de N.ª Senhora da Assunção (orago), a 15 de Agosto, existe a capela de N.ª Senhora da Natividade.

Em Valpaços realiza-se, a 16 de Julho, a festa de N.ª Senhora do Carmo e, no 1.º Domingo de Setembro, a festa de N.ª Senhora da Saúde  em cuja honra se ergueu um monumental santuário. A cidade conta ainda, no seu património religioso edificado com a capela de N.ª Senhora dos Remédios.

Em Vassal (orago N.ª Senhora do Ó ou da Expectação) há festas em Agosto e Março dedicadas, respectivamente, à Padroeira e a N.ª Senhora da Encarnação, tendo esta uma capela em sua dedicação.

Em Veiga do Lila (orago - S. Pedro) realiza-se em Maio uma festa dedicada a N.ª Senhora de Fátima.

Em Vilarandelo (orago - S. Vicente) no último fim-se-semana de Agosto é dedicada uma festa a Santa Bárbara e N.ª Senhora dos Milagres, havendo na localidade, entre outras, uma capela da invocação de N.ª Senhora dos Milagres.

Sem comentários:

Enviar um comentário