quinta-feira, 1 de abril de 2010

Valpaços, Concelho da Foice

Diz-se por aí que Valpaços é o concelho da foice, mas o que a maior parte das pessoas não sabem é o porquê de lhe chamarem o concelho "da foice". Na edição n.º 13 do Jornal Arauto da Casa do Povo de Vilarandelo saiu um texto da autoria do Sr. Eduardo Ferreira Costa, ilustre Vilarandelense que vive em Valpaços. O Sr. Eduardo conta um episódio interessante sucedido no início do século XX em Valpaços que passo a transcrever:

"Era isto que eu ouvia vezes sem conta, principalmente, quando fui à tropa em 1967.

No comboio entravam mancebos de todos os lados e perguntavam-me:

- De onde és?...

- Sou de Valpaços.

- Ah!... És do concelho da foice.

A foice em questão é a foice roçadoura, de cabo comprido para roçar mato e silvas e, infelizmente, praticar alguns crimes, naquela época. Porque a dos ceifeiros era gadanho e ceifeiros havia muitos em todo concelho.
Eu tinha 14 anos quando um senhor de Vilarandelo, com os seus 90 anos me contou a revolta popular e o assalto, do qual ele mesmo participou, às finanças de Valpaços. Por motivos de lançamento e subida de impostos daquela época.
Houve uns cabecilhas que mobilizaram a população do concelho, no dia marcado havia uma concentração em Carrazedo rumo a Valpaços e outra em Vilarandelo rumo a Valpaços. Alguns grupos traíram a população e avisaram o chefe das finanças da revolta do povo. Assim, as finanças mobilizaram tropas de cavalaria vindas do Porto e no dia marcado estavam à espera dos revoltosos. Os de Carrazedo que viram passar por lá a cavalaria, desmobilizaram e não avisaram, uns dizem que por falta de tempo, outros que foi medo de represálias e como não havia telemóveis, a mensagem não passou.
Os da zona de Vilarandelo, ninguém faltou à hora marcada: Bairistas, Maltezes, perigosos e armados de armas de fogo, sacholas, forquilha e foices, uns calçados outros descalços, invadiram as finanças, queimaram os papeis e quando se aperceberam estavam cercados pela cavalaria, uns foram presos, outros pisados pelas patas dos cavalos e outros fugiram em debanda pelos campos, atirando com as armas do crime aos poços. Depois de recolhidas essas armas, as que estavam em maior número eram as foices. Daí Valpaços ter ficado conhecido pelo concelho da foice. Os que ficaram presos foram logo condenados a sustentar cavaleiros e cavalos temporariamente até os ânimos acalmarem. Quando foram julgados, o juiz apercebeu-se que a revolta teve origem na base de três famílias, Tétés, Tibérios e Taraitas, daí a revolta dos três TTT. Eu vi e li jornais nacionais que noticiaram o acontecimento naquela altura."

EDUARDO FERREIRA COSTA
Fonte: http://vilarandelocousasdeantanho.blogspot.com/2010/03/valpacos-concelho-da-foice.html

Sem comentários:

Enviar um comentário