quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Um novo dado para a controvérsia luso-britânica sobre a descoberta da Austrália

Dundee Beach, Austrália, foto: http://www.travelblog.org

AUSTRÁLIA
Encontrado canhão que pode ser português
por DN.pt, 10 de Janeiro de 2012

Um rapaz de 13 anos encontrou numa praia do norte da Austrália o que pode ser um canhão pedreiro como os que eram utilizados nos navios portugueses do século XVI. Uma descoberta que pode ajudar a provar que os portugueses estiveram na Austrália no mesmo período em que ocuparam Timor.
A descoberta foi feita em Janeiro de 2010, quando as marés foram excepcionalmente baixas. Christopher Doukas, natural de Darwin, conseguiu andar pela costa até Dundee Beach, a uma distância de duas horas de carro, e foi aí que encontrou o canhão, que se pensa ter 500 anos. O pai ajudou-o a levar a arma para casa, onde descobriram que era feita de bronze.
Em Julho do ano passado, a mãe do rapaz, Barbara, contactou o museu de Darwin para dar conta da descoberta. Mas só agora, e depois de Barbara ter falado com o Ministério Público local, é que o museu pediu para investigar o canhão. Christopher descobriu na internet que um objeto similar foi vendido por 8000 libras (9 669 euros), por isso, confessou à agência noticiosa australiana AAP, que gostaria também de vender a sua descoberta a um museu.
Portugal ocupou Timor, em 1515, mas a possibilidade dos nossos exploradores terem viajado no início do século XVI mais cerca de 700 quilómetros, até à costa norte da Austrália, ainda está por provar. Embora alguns mapas franceses desta época mostrem o que parece ser a parte norte da Austrália, o que poderá ser uma evidência de que os exploradores lusos chegaram aí nesse período, esta teoria ainda é muito controversa.
Em cima da mesa estão ainda hipóteses como a de que o objecto tenha sido levado pela maré até ao local onde foi encontrado ou que tenha sido deixado aí por comerciantes do século XVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário