quarta-feira, 12 de outubro de 2011

DOCUMENTOS: Aldeias do concelho de Valpaços nos meados do século XVIII por freguesias – SANTA MARIA DE ÉMERES

Por Leonel Salvado


Nota prévia: Alguns termos aqui apresentados poderão, eventualmente,vir a estar sujeitos a rectificação, em virtude do mau estado de conservação do documento cuja cópia digital me serviu de base para a respectiva e presente transcrição.

MEMÓRIAS PAROQUIAIS, 1758, Tomo 13, ÉMERES, Chaves
[Cota actual: Memórias paroquiais, vol. 13 n.º (E) 15, p. 147 a 150]

Eu, Francisco Martins, Comissário do Santo Ofício e pároco colado em Santa Maria de Émeres, nesta Comarca de Chaves e Arcebispado de Braga, certifico que [recebi a carta?] dos interrogatórios mandada decorrer pelas freguesias do Muito Reverendo Senhor Doutor Vigário Geral, Bento de Carvalho de Faria, desta dita Comarca para informações completas e fidedignas desta freguesia de que nos ditos interrogatórios se procura e do que eu sobre elas possa dizer.
Eu acho e digo o seguinte, pelos ditos interrogatórios.

Este lugar está na Província de Trás-os-Montes, do Arcebispado de Braga, Comarca e Termo da Vila de Chaves. É da Reitoria de São Nicolau de Carrazedo e no dito Lugar está a igreja matriz que aqui vêm à missa. É apresentação do Reverendo Reitor de Carrazedo, pertencente à Mitra Primaz de Braga.
Tem esta freguesia, que são dois lugares, Santa Maria de Émeres e o lugar de Rendufe; tem o de Santa Maria de Émeres setenta e cinco vizinhos e o de Rendufe cinquenta e um, e pessoas de sacramento quatrocentas e vinte.
Está este lugar situado em um alto e alguma planície e dele de vêem Argemil e São Pedro, que distam uma légua, Carrazedo meia, e Rendufe três quartos. Tem termo seu nos limites de duas partes.
A igreja desta freguesia fica no meio do lugar. Tem os dois lugares de Santa Maria de Émeres e Rendufe. Tem por orago Nossa Senhora da Expectação e tem quatro altares, o mor e três colaterais, e nicho, na parede, do Santo Cristo: o mor de Nossa Senhora da Expectação, um de Nossa Senhora do Rosário, outro de Santo António e outro de Santa Quitéria. Não tem naves nela. Tem uma Irmandade de Santo António muito pobre.
O pároco é vigário colado e da apresentação da Reitoria de Carrazedo, da Mitra Primaz de Braga. Tem de renda, um ano por outro, cem mil réis e do pé de Altar dez para doze mil réis.
Há uma capela situada no lugar de Rendufe, com a imagem de Santo André, no cimo do lugar. Não concorre a ela romaria e sustenta-se esta ermida pelos mesmos moradores que não tem rendimento algum. Há uma capela de São Sebastião que se lhe diz missa no seu dia e não tem rendimento algum; é fabricada pelos moradores de Santa Maria de Émeres.
Colhe-se centeio, trigo e pouco vinho e tirando, se podendo, a castanha e algum azeite, o mais abundante é o centeio, pouco. Frutas tem peras e amêndoas. O mais é centeio. E não há mais digno de memória no que respondi acima, além de que todas estas propriedades nesta Freguesia e terras são da Comenda do Comendador Marquês de Fronteira e todas foreiras à Sereníssima Casa de Bragança e da Mitra Primaz de Braga.

A Serra.
Há uma serra áspera para o Sul, nos fins e limite desta freguesia, com muitos penedos. Não tem águas de virtudes particulares, mas sendo meia légua da serra, de comprido, que principia no lugar de cadouço e acaba no de Vale de Égua, e outro tanto de comprido [possível lapso do memorialista], e não há rios. É muito falta de águas de todas as partes. Tem poucos coelhos e perdizes e não tem nem extraviados. Fojos não há neste distrito.

Certo é o que achei e posso dizer a respeito do que se pergunta nos interrogatórios deferidos e, por tudo ser verdade, fiz esta que assino.
Santa Maria de Émeres, Março, onze de mil e setecentos e cinquenta e oito anos.

Francisco Martins o que, sendo nele vigário, o juro in verbo sacerdotis.

O vigário, João Lopes da Castro
O padre António Pereira de Miranda

Sem comentários:

Enviar um comentário