Por Leonel Salvado
Anúncio do sistema de vendas do KdF-Wagen: "cinco
marcos semanais você
deve separar, se em seu próprio carro quiser passear" | http://pt.wikipedia.org
Quem não conhece o VW “carocha” ou ainda não o tenha
visto uma qualquer das suas versões mais antigas a circular algures pelas
nossas estradas?! Foi o carro mais popular e o mais vendido do mundo,
ultrapassando em 1972 o recorde do Ford Modelo T, fabricado nos EUA. O último
modelo do Carocha foi produzido no México em 2003. Foi o
primeiro modelo fabricado pelo actual Gigante da indústria automóvel, o Grupo
VWAG, e um produto do esforço industrial da Alemanha nazi, nos últimos anos que
antecederam à 2ª Guerra Mundial.
Em 1936, na Alemanha, Adolph Hitler desfilava como seu
Estado Maior a bordo de um novo automóvel feito para o povo alemão.
Era a concretização de um sonho do ditador desde os tempos em que esteve preso
e teve conhecimento da proeza cometida por Henry Ford ao conseguir oferecer ao
público norte-americano um automóvel ao alcance das famílias menos abonadas,
o Ford Modelo T. Entusiasta por carros desde a juventude e
empenhado na recuperação da economia e na modernização do país, no qual por sua
iniciativa de construiu uma extensa rede de “Autobahns” (o embrião das actuais
modernas auto-estradas), faltava-lhe oferecer ao povo alemão, para a realização
da plataforma política do seu partido, um “carro do povo”, isto é um
automóvel feito por trabalhadores alemães e para os trabalhadores alemães. Esse
carro passou a designar-se, por conveniência, de “Volkswagen”,
(pronunciando-se "folks váguen" traduzido para português como
"carro do povo"), ou simplesmente "Volks" (pronunciando-se
"folks", com o mesmo significado de "do povo").
Alguns dos requisitos propostos por Adolph Hitler, que colaborou pessoalmente
na definição do design definitivo do projecto, não foram concretizados, mas o “carro
do povo” tornou-se uma realidade adequada às expectativas do seu
criador e do povo alemão: Um automóvel barato, de consumo moderado e versátil,
características favoráveis à propaganda nazi e às necessidades das famílias
alemãs dessa época. Antecipando-se à aprovação dos protótipos, deixados à
responsabilidade de vários engenheiros da confiança do ditador (dentre os quais
se destacou o consagrado engenheiro austríaco Ferdinand Porsche), Adolph Hitler
fez-se transportar num dos modelos experimentais do “carocha” num
desfile realizado a 26 de Fevereiro de 1936. Assim nascia um dos ícones da
história do automóvel.
Apesar de te rnascido no seio famigerado regime nazi,
o “carocha”, assim carinhosamente conhecido pelos portugueses e países
de expressão inglesa como o "beetle" (sobretudo nos
E.U.A., onde foi um automóvel, ironicamente, bastante popular entre a comunidade
“hippie”, nos anos 60) ou ainda como o“fusca”, para os
brasileiros, continuou a ser um dos automóveis mais populares nos vários
continentes após a Segunda Guerra Mundial. Actualmente é um dos automóveis
clássicos mais apreciados pelos coleccionadores ou pelos simples nostálgicos
entusiastas dos “automóveis que fizeram história”.
Para muitos mais detalhes sobre a história do “Carocha” clique AQUI
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