domingo, 26 de fevereiro de 2012

76.º Aniversário da revelação pública do carro mais popular do mundo

Por Leonel Salvado


Anúncio do sistema de vendas do KdF-Wagen: "cinco marcos semanais você 
deve separar, se em seu próprio carro quiser passear" | http://pt.wikipedia.org

Quem não conhece o VW “carocha” ou ainda não o tenha visto uma qualquer das suas versões mais antigas a circular algures pelas nossas estradas?! Foi o carro mais popular e o mais vendido do mundo, ultrapassando em 1972 o recorde do Ford Modelo T, fabricado nos EUA. O último modelo do Carocha foi produzido no México em 2003. Foi o primeiro modelo fabricado pelo actual Gigante da indústria automóvel, o Grupo VWAG, e um produto do esforço industrial da Alemanha nazi, nos últimos anos que antecederam à 2ª Guerra Mundial.
Em 1936, na Alemanha, Adolph Hitler desfilava como seu Estado Maior a bordo de um novo automóvel feito para o povo alemão. Era a concretização de um sonho do ditador desde os tempos em que esteve preso e teve conhecimento da proeza cometida por Henry Ford ao conseguir oferecer ao público norte-americano um automóvel ao alcance das famílias menos abonadas, o Ford Modelo T. Entusiasta por carros desde a juventude e empenhado na recuperação da economia e na modernização do país, no qual por sua iniciativa de construiu uma extensa rede de “Autobahns” (o embrião das actuais modernas auto-estradas), faltava-lhe oferecer ao povo alemão, para a realização da plataforma política do seu partido, um “carro do povo”, isto é um automóvel feito por trabalhadores alemães e para os trabalhadores alemães. Esse carro passou a designar-se, por conveniência, de “Volkswagen”, (pronunciando-se "folks váguen" traduzido para português como "carro do povo"), ou simplesmente "Volks" (pronunciando-se "folks", com o mesmo significado de "do povo"). Alguns dos requisitos propostos por Adolph Hitler, que colaborou pessoalmente na definição do design definitivo do projecto, não foram concretizados, mas o “carro do povo” tornou-se uma realidade adequada às expectativas do seu criador e do povo alemão: Um automóvel barato, de consumo moderado e versátil, características favoráveis à propaganda nazi e às necessidades das famílias alemãs dessa época. Antecipando-se à aprovação dos protótipos, deixados à responsabilidade de vários engenheiros da confiança do ditador (dentre os quais se destacou o consagrado engenheiro austríaco Ferdinand Porsche), Adolph Hitler fez-se transportar num dos modelos experimentais do “carocha” num desfile realizado a 26 de Fevereiro de 1936. Assim nascia um dos ícones da história do automóvel.
Apesar de te rnascido no seio  famigerado regime nazi, o “carocha”, assim carinhosamente conhecido pelos portugueses e países de expressão inglesa como o "beetle" (sobretudo nos E.U.A., onde foi um automóvel, ironicamente, bastante popular entre a comunidade “hippie”, nos anos 60) ou ainda como  o“fusca”, para os brasileiros, continuou a ser um dos automóveis mais populares nos vários continentes após a Segunda Guerra Mundial. Actualmente é um dos automóveis clássicos mais apreciados pelos coleccionadores ou pelos simples nostálgicos entusiastas dos “automóveis que fizeram história”.

Para muitos mais detalhes sobre a história do “Carocha” clique AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário