quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A Carta Arqueológica do concelho de Valpaços – 0

O Património Arqueológico do concelho

A questão relativa à diversidade do património arqueológico do concelho de Valpaços, e do seu potencial valor com vista à obtenção de mais-valias por via de um adequado plano regional de exploração turística tem sido abordada, nos últimos tempos com grande optimismo, e muito bem, face à dura realidade conjuntural económica e financeira a que, a maior parte das pessoas se tem rendido. Perante o incontestável subaproveitamento de todo esse potencial, devo reconhecer que o Clube de História de Valpaços tem assumido uma postura meramente contemplativa, ao contrário de outros blogues locais que têm, com todo o mérito, favorecido válidas discussões de carácter interventivo, com sugestões que não serão de descartar, de modo a poder retirar-se todo o proveito possível do património histórico e arqueológico do concelho, como é o caso de “Lebução de Valpaços”.

De momento, o “Clube de História de Valpaços” manter-se-á fiel ao objectivo primordial para o qual foi criado que é o de contribuir, a muito custo acredite-se, para a divulgação desse património, com a maior objectividade e imparcialidade possíveis, divulgação essa dirigida prioritariamente aos valpacenses das várias gerações e das várias freguesias, por forma a obter da maior parte deles o necessário reconhecimento do real valor desse mesmo património que lhes pertence. Tenho a firme convicção, por constatação pessoal decorrente do exercício das minhas funções docentes, de que esse reconhecimento, por parte das gerações mais jovens que vivem no concelho se encontra muito aquém do que seria desejável e arrisco-me a insinuar que o mesmo deve passar-se com uma grande parte de valpacenses das gerações menos jovens, não obstante os esforços dispendidos pela autarquia em conjugação com notáveis trabalhos publicados por alguns investigadores acerca dessa matéria. Acresce ainda o facto de uma considerável porção dos nossos seguidores não valpacenses, igualmente interessados na realidade histórica e arqueológica do concelho desconhecerem ou não disporem das melhores condições para a aquisição dos recursos bibliográficos à disposição do público.

A Carta Arqueológica

É por essas razões que decidi divulgar, através do Clube de História de Valpaços, a Carta Arqueológica do concelho de Valpaços, da autoria do Dr. Adérito Medeiros Freitas, que continua a ser o melhor trabalho de pesquisa e divulgação do património arqueológico regional jamais publicado, apesar dos seus já perto de 10 anos de existência, desde a sua primeira edição; Esta obra foi antecedida por trabalhos de investigação arqueológica financiados, tal como ela própria, pela Câmara Municipal e realizados durante uma década, desde Junho de 1987. Apesar de o próprio autor tê-la considerado na data da sua publicação como «um trabalho ainda incompleto», tendo em conta, também na expressão do autor, que das 31 freguesias ainda não havia sido inventariada qualquer indício de interesse arqueológico em 10 delas, mantém-se, em minha opinião bastante actualizada. Não obstante as novas descobertas, pesquisas e estudos realizadas pelo mesmo autor e por outros entusiastas investigadores durante a última década, ela continua a ser um referencial indispensável na matéria que contempla. Aos valpacenses que ainda não a tenham lido ou adquirido, recomendamos que o façam. Pensando em todos os portugueses, e particularmente nos que vivem noutras regiões do país, em outros países ou continentes e estejam interessados em conhecer a Carta Arqueológica do Concelho de Valpaços, vamos fazer, a partir desta data, uma transcrição e reprodução do seu teor, obedecendo ao mesmo critério de descrição por freguesias e por ordem alfabética, já a partir da próxima publicação. Hoje limitar-nos-emos a apresentar o mapa geral que tem servido de sinopse (certamente incompleto) dos monumentos histórico-arqueológicos do concelho que o autor optou por colocar no final da obra.

Clique sobre o mapa para o aumentar

Fonte: FREITAS, Adérito Medeiros, Concelho de Valpaços, Carta Arqueológica, C.M. de Valpaços, Julho 2001

Sem comentários:

Enviar um comentário