quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A respeito dos lagares cavados nas rochas



A 9 de Fevereiro de 2010, Graça Gomes publicava no seu blogue, Lebução de Valpaços, a interessante informação acerca do tema em epígrafe, que é um dos exemplos da profusão de importantes recursos histórico-arqueológicos existentes nas várias freguesias do concelho e estavam a ser estudados por Adérito Medeiros Freitas e integrado na obra que este incansável arqueólogo editou sob o patrocínio da Câmara Municipal de Valpaços com o título “Lagares cavados na Rocha” (a sua décima publicação no concelho de Valpaços). Esta obra foi apresentada no dia 27 de Março, como Sérgio Morais teve o cuidado de anunciar aqui no Clube de História no dia 1 de Abril, um dia depois da data que fora agendada.
No passado Domingo, 17 de Outubro, a mesma Graça Gomes, que nos concedeu a honra de podermos partilhar aqui no Clube de História das suas publicações no Lebução de Valpaços, informava neste blogue que os lagares cavados na rocha foram mais uma vez objecto do interesses e curiosidade de uma equipa científica que em sua companhia de deslocou a uma quinta localizada na freguesia de Santa Valha onde se assinala um considerável repositório desses vestígios arqueológicos.
Passamos a transcrever as duas publicações que se nos afiguram como importantes provas documentais a respeito da representatividade deste “património oculto” do concelho de Valpaços.


Lagares Cavados Nas Rochas Uma Reminiscência do Passado
Por Graça Gomes, a 9 de Fevereiro de 2010

No nosso concelho existem umas largas dezenas de lagares cavados nas rochas, das mais diversas formas e dimensões, que o srº Drº Adérito Freitas, insigne arqueólogo, anda a localizar, inventariar e descrever, no âmbito da sua próxima publicação. É um património construído de incontestável e relevante interesse.
A estes lagares fizeram referência a Bíblia, a Iconografia Medieval e estudos Arqueológicos.
A obra do Drº Adérito Freitas, Lagares Cavados Nas Rochas, vai ter a sua apresentação pública no dia 26 de Março, integrada no programa da Feira do Folar de Valpaços.
Ultimando os trabalhos referentes a essa publicação, temos palmilhado muito caminho, conhecido muita gente e aberto muito os olhos perante recantos inimagináveis.
Num dia soalheiro de Inverno, embrenhámo-nos por caminhos estreitos, queimados pelo rigor da estação e deambulámos por Tinhela, Agordela, Fornos do Pinhal, Santa Valha e Vilartão.
Aqui, o nosso último achado, como a imagem documenta. O lagar estava ali, conforme nos informou a jovem Andrea Ferreira, no recreio da antiga escola primária, intacto, esculpido numa rocha meio enterrada, que a enxada, manuseada por mãos pouco experientes, pôs a descoberto.
E mais uma vez se nota a diferença. Em todo este percurso de descoberta não encontrámos dois lagares iguais. Essas diferenças devem-se, provavelmente, às possibilidades de quem os construíu, aos fins a que se destinavam e aos lugares onde estavam implantados.
Quanto à sua utilização, eles destinavam-se ao fabrico do vinho, do azeite, à moagem e arrecadação de cereais, a altares de sacrifício e, até, à lavagem de ouro.

In http://lebucaodevalpacos.blogspot.com/
Imagem de cabeçalho: Id

Lagares Cavados nas Rochas (mais uma vez)
Por Graça Gomes, a 17 de Outubro de 2010


Na Sexta-Feira passada, acompanhámos os Dr. Manuel Martinez Cordero, Mª del Rocio Acha Barral, Luisa Romão e Gonçalo Paulino, até uma quinta em Santa Valha, depositária de um grande Património Arqueológico.
O Dr.º Adérito Freitas serviu de cicerone, nesta visita direccionada para os Lagares Cavados nas Rochas, mas a grandeza e sumptuosidade de tudo quanto pudemos observar, deixou os visitantes estupefactos.
Foram unânimes em afirmar que no local há vestígios de ocupação de várias civilizações:
Castreja, Fenícia, Romana e Medieval.
Quem sabe se a história de Valpaços e da região não começou a desenhar-se neste local e poderá ser interpretada nos diversos monumentos aí existentes e em muitos outros que, eventualmente, estejam soterrados...

In http://lebucaodevalpacos.blogspot.com/
Imagens: Id

Para uma visualização de toda a documentação fotográfica do evento, sugerimos uma visita ao blogueLebução de Valpaços

Sem comentários:

Enviar um comentário