domingo, 17 de outubro de 2010

Dia Mundial contra a Pobreza e Exclusão Social


Hoje é o Dia Mundial contra a Pobreza e exclusão Social, uma causa sobre a qual toda a humanidade tem o dever de reflectir e pela qual também cabe a todos os homens e mulheres do mundo lutar, de acordo com as suas possibilidades. Mas estes deveres não se devem limitar a esta data em particular. É por isso que o corrente ano de 2010 foi dedicado pela União Europeia à Luta contra a Pobreza e Exclusão Social e declarado Ano Internacional nesse sentido.
A 17 de Outubro de 2009, a Biblioteca Escolar e Centro de Recursos do Agrupamento de Escolas D. Fernando II, em Sintra, publicou no seu blogue um interessante artigo em homenagem ao significado desta data, esclarecendo as circunstâncias históricas em que ela foi instituída, artigo esse que passaremos a transcrever e que recomendamos a leitura.

"A miséria é obra dos homens. Só os homens a podem destruir."
São palavras de Joseph Wresinski, padre que dedicou a sua vida a combater a pobreza, afirmando que "Onde os homens estão condenados a viver na miséria, aí os Direitos Humanos são violados. Unir-se para os fazer respeitar é um dever sagrado."
No dia 17 de Outubro de 1987, mais de cem mil pessoas, correspondendo ao apelo lançado pelo Padre Joseph Wresinski, reuniram-se no Adro das Liberdades e dos Direitos do Homem, no Trocadéro, em Paris. Aí, exprimiram solenemente a necessidade de se unirem para que o respeito dos Direitos Fundamentais se tornasse uma realidade universal.
Este acontecimento deu origem à celebração do dia 17 de Outubro como Jornada Mundial para a Erradicação da Pobreza, tendo, em 1992, as Nações Unidas reconhecido oficialmente este dia, dando-lhe uma dimensão universal.
O Padre Joseph morreu a 14 de Fevereiro de 1988, permanecendo vivos os seus ideias de restituição dos Direitos Inalienáveis aos mais pobres.
O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia e pobreza moderada como viver com entre 1 e 2 dólares por dia. Estima-se que 1 bilião e 100 milhões de pessoas, a nível mundial, tenham níveis de consumo inferiores a 1 dólar por dia e que 2 biliões e 700 milhões tenham um nível inferior a 2 dólares.

Vamos acabar com isto!

• Todos os anos cerca de 18 milhões de pessoas (50 mil por dia) morrem por razões relacionadas com a pobreza, sendo a maioria mulheres e crianças.

• Todos os anos cerca de 11 milhões de crianças morrem antes de completarem 5 anos.

• 1 bilião e 100 milhões de pessoas, cerca de 1/6 da humanidade, vive com menos de 1 dólar por dia.

• Mais de 800 milhões de pessoas estão subnutridas.

In http://biblogtecaqui.blogspot.com/
Imagem: http://eusouempreendedor.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário