sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O “Tesouro de Lebução”


O Tesouro de Lebução é o nome por que ficou conhecido um dos mais valiosos achados arqueológicos ocorridos no concelho de Valpaços e que muito contribuiu para tornar conhecido a nível nacional e internacional o nome da localidade de Lebução, freguesia deste concelho onde por feliz acaso teve lugar esse acontecimento. Trata-se de um valioso espólio da arte metalúrgica proto-histórica, composto por cinco peças em ouro, de extraordinário estado de conservação que formariam um total de cinco exemplares da joalharia dessa época datáveis, com alguma relatividade, da Idade do Bronze. Os objectos encontram-se actualmente expostos na Casa de Sarmento, em Guimarães, que é uma unidade Cultural da Universidade do Minho, criada em 28 de Janeiro de 2002, resultante de uma parceria com a Sociedade Martins Sarmento, fundada em 1881, e a Câmara Municipal de Guimarães e, portanto, esses objectos estão bem longe dos valpacenses e lebuçanenses desde há cerca de 53 anos em resultado de uma doação àquela sociedade instituída pelo eminente arqueólogo que lhe legou a obra e o nome.

O Tesouro de Lebução continua no entanto a ser uma referência patrimonial ciosa e orgulhosamente invocada pelos seus principais legítimos herdeiros, que são os que constituem a comunidade lebuçanense. Parece ter sido com esse justificado sentido de orgulho, mas também com alguma tristeza que, a 25 de Outubro de 2009, Graça Gomes abordou assim este assunto no seu blogue Lebução de Valpaços:

Nos finais do século XIX o nome de Lebução apareceu, subitamente, nas páginas dos jornais. Um achado invulgar (Tesouro de Lebução), veio agitar esta aldeia e transportou o seu nome para o mundo da arte e da cultura. Este «Tesouro», um conjunto de peças de ourivesaria pré-históricas, valiosíssimas sob o ponto de vista artístico e como testemunho de um passado remoto, é constituído por dois torques, duas extremidades de torques e uma armila, esta a mais valiosa.Foi encontrado num terreno de Lebução, quando andavam a prepará-lo para o plantio de uma vinha.O Tesouro de Lebução foi doado à Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, em 1957, que o possui guardado em cofre bancário, junto com outras jóias de ouro e prata e diversas peças de arte.Lamento, imenso, que à população da minha terra nunca tenha sido dada oportunidade para poder olhar e guardar na memória, uma Jóia que afinal é sua...

In http://lebucaodevalpacos.blogspot.com


Na Casa de Sarmento

Para os valpacenses em geral e a comunidade de Lebução em particular, vamos deixar aqui o conteúdo do catálogo exibido pelo Núcleo de Estudos de Arqueologia e História Local, com as imagens e as informações relativas a cada uma das peças do Tesouro de Lebução que se encontram em exposição na Casa de Sarmento.

clique sobre a imagem para aumentar

Peça: Torques
Dimensões: [Alt. c. 25 m/m; diâm. c. 150 m/m; desenv. c. 310 m/m, peso c. 150 g.]
Proveniência: Lebução, Chaves
Descrição: Torques de ouro batido, da Idade de Bronze (?). Torques suboval aberto, ligeiramente torto, formado por haste maciça de secção losangular, decorado ao centro com motivos decorativos estilizados em forma de x e v, inseridos num quadrado. Uma das extremidades ainda possui um motivo decorativo em forma de disco muito alongado. Proveniente do Tesouro de Lebução, Chaves. Doação da Família de Ricardo Severo em 1957.

clique sobre a imagem para aumentar
Peça: Pulseira (armila)
Dimensões: [Alt. c. 75 m/m; diâm. c. 110 m/m; desenv. c. 350 m/m; peso c. 110 g (c. 107,5 g)]
Proveniência: Lebução, Chaves
Descrição: Pulseira (armila) - bracelete mais 10 pedaços, em ouro, da Idade do Bronze (?).Bracelete cilíndrico, canelado horizontalmente e com falhas num dos lados. Tem cinco caneladuras decorados com trabalho cinzelado com motivos geométricos e florais estilizados em diferentes secções. Existem ainda 4 fragmentos, dois grandes (com cerca de 45 mm de comprimento) e dois pequenos (com cerca de 10 mm de comprimento), sendo três decorados com motivos geométricos gravados e outro com o remate do bordo do bracelete. Têm cerca de 0,5 g. Proveniente do Tesouro de Lebução, Chaves. Doação da Família de Ricardo Severo em 1957.

clique sobre a imagem para aumentar
Peça: Extremidades de torques
Dimensões: [1) Alt. c. 30 m/m; diâm. c. 17 m/m; c. 5 g.; 2) Alt. c. 32 m/m; diâm. c. 20 m/m; c. 5 g. Ligeiramente rachado na carena.]
Proveniência: Lebução, Chaves
Descrição: Extremidades de torques em ouro, da Idade do Bronze (?).Decoração da extremidade de torques, com forma de urna ligeiramente carenada, com decoração no bordo, junto à haste do torques.
Ocos, com um guiso no interior, um som fraco (1) outro com som mais grave (2). Proveniente do Tesouro de Lebução, Chaves. Doação da Família de Ricardo Severo em 1957.



clique sobre a imagem para aumentar
Peça: Torques
Dimensões: [Alt. c. 35 m/m; comp. c. 165 m/m; larg. c. 125 m/m; desenv. c. 330 m/m; (199 g)]
Proveniência: Lebução, Chaves
Descrição: Torques em ouro, Idade do Bronze (?).Torques com aro semi-circular aberto, aberto, maciço e de secção losangular. Extremidades decoradas com motivo cilíndrico de três arestas, cuja base é decorada com motivos incisos em forma de flor estilizada com cercadura de óvulos. Partido. Talvez já restaurado anteriormente noutros pontos, por soldadura. Proveniente do Tesouro de Lebução, Chaves. Doação da Família de Ricardo Severo em 1957

In http://www.csarmento.uminho.pt

1 comentário:

  1. Incrível como se fazia já na altura e com tão poucos meios coisas tão bonitas.
    Um abraço

    ResponderEliminar