sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Moisés – um dos grandes generais da história?

Viagem de Moisés para o Egipto - Pietro Vannucci Perugino

No documentário «Batalhas Lendárias: Moisés perseguição mortal» (ou no original «Batles BC: Moses death chase») é feita, segundo uma perspectiva militar, toda uma nova abordagem ao episódio bíblico do êxodo (saída e fuga do Egipto dos Israelitas por volta do século XIII a.C., depois de uma permanência nas terras dos Faraós de cerca de 400 anos – pelo menos pelo que conta bíblia).
Nesse documentário Moisés é apresentado mais como um chefe político e militar do que propriamente religioso, mesmo sem o excluir de tal papel - até porque nesses tempos antigos não se faziam o tipo de distinções de papéis que hoje se tenta fazer.
Na Bíblia, mais concretamente no livro do Êxodo, é descrita a fuga dos israelitas e a consequente deambulação pelos desertos entre Egipto e Canaã, sempre escapando e evitando a adversidade rumo à terra prometida e aos combates que lá teriam de travar para a conquistar. Até aqui nada de novo mas tudo muda quando se começam a analisar alguns desses eventos, que normalmente são atribuídos a intervenções do Deus dos Israelitas, como meras estratégias e tácticas militares provenientes do génio e chefia de Moisés.

Primeiro, no documentário os Israelitas são tidos como guerreiros ao serviço dos Faraós, dai a sua permanência em terras do Egipto, mais concretamente no Nordeste do delta. Aí formavam um exército irregular controlável - pelo Faraó - que constituía uma barreira entre as riquezas do império do Nilo e potenciais povos invasores.
Foi a alteração de estatuto e das condições de serviço ao Faraó que levou os Israelitas à revolta e à saída do Egipto. Supostamente, perderam o estatuto de defensores e guerreiros para o de agricultores e artesãos. Isto aconteceu porque os Egípcios pois começaram a temer que os Israelitas – que eram um importante força militar - e a considera-los como potenciais invasores e conquistadores.
A perda de estatuto obviamente desagradou aos Israelitas, de tal modo que decidiram levar todos os bens que acharam necessários e, sob chefia de Moisés, partiram rumo à terra prometida. De notar que no texto hebraico a palavra usada para descrever a acção dos israelitas é “saquear” e não “pedir” viveres, provavelmente a razão que levou o Faraó a persegui-los posteriormente.

Milagre da Água que sai da rocha de Moisés - Jocopo Tintoretto

Já fora do Egipto, é deserto que a astúcia e genial liderança militar de Moisés se manifesta, pelo menos segundo o documentário em causa. Moisés viveu anteriormente muitos anos nesses desertos, o que fazia dele um conhecedor do terreno – um pressuposto fundamental para boas decisões estratégicas e tácticas no que toca ao comando de exércitos. Moisés conhecia também a organização dos exércitos Egípcios e usou essa informação para os derrotar – principio militar de recolha de informações sobre o inimigo.
No documentário analisa-se o episódio da coluna de fogo e nuvem de fumo que acompanhavam a frente, respectivamente de noite e de dia, da marcha israelita, fenómeno que na bíblia é tido como a manifestação de Deus guiando o seu povo escolhido. No entanto esta manifestação pode ter sido apenas uma imitação dos modos de conduzir e organizar exércitos em marcha segundo os preceitos egípcios, pois era comum que usassem recipientes elevados com brasas incandescentes na frente das colunas de marcha dos seus exércitos.
Durante o dia tapavam essas brasas provocando fumo que se via à distância servia para guiar os exércitos, durante a noite atiçavam as brasas de modo a formarem um sinal luminoso igualmente visível à distância. Moisés, aplicando o seu génio militar, inverteu este sistema de comando confundindo os Egípcios que o perseguiam. Colocou o recipiente das brasas à cauda da coluna de marcha e não à cabeça, o que fazia crer aos egípcios que os israelitas andavam perdidos e se aproximavam.
Num outro episódio Moisés usou as chamas para novamente enganar os egípcios. Numa determinada noite, quando os egípcios acampavam perto de si, colocou fogueiras entre o seu povo e os Egípcios, permitindo-lhe esgueirar-se durante a noite mesmo em frente aos olhos egípcios sem ser por eles notado. Já na altura se sabia uma luz numa noite escura oculta o que se passa para além dela. Foi nessa derradeira fuga que Moisés utilizou novamente os seus conhecimentos do terreno, atravessando o Mar de Juncos - e não o Mar Vermelho como se costuma afirmar. Esse Mar era uma espécie de pântano, muito afectado pelas marés e pelos ventos, sendo que em marés baixas e com ventos favoráveis podia de ser atravessado a pé. De manhã, quando os Egípcios tomaram consciência que tinham sido ludibriados decidiram atravessar o Mar de Juncos de Imediato. No entanto, nessa altura, a maré começava de novo a subir e inutilizou os carros de combate egípcios – a principal forma de combate dos faraós – que ao tentar atravessar se atascavam no pântano alagado.
Por estes e outros episódios, tendo em conta uma análise militar, bem que Moisés, a ter existindo enquanto figura histórica, pode ter sido um dos melhores generais e estrategas da história militar.

Por Micael Sousa, 8 de Outubro de 2010, in http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Muito obrigado por esta partilha. Apesar deste documentário ser muito violento, tenho pena que mais pessoas não o possam ver. Mas não só este, muitos mais e muito melhores documentários deveriam estar acessíveis ao público geral. Infelizmente, muitas vezes, só mesmo com televisão por cabo, dvds, e Internet é que conseguimos aceder a documentários. Somente a RTP2 é que vai dando o ar da sua graça, de resto é uma pobreza extrema nos restantes canais generalistas ao nível dos documentários.

    ResponderEliminar
  2. Caro Micael Sousa

    Eu é que lhe agradeço (em nome da nossa restrita esquipa)a possibilidade que nos foi dada de podermos contar com "A Busca da Sabedoria" para esta partilha,um blogue que estará sempre na nossa lista prioritária. Em relação à acessibilidade de documentários como este é verdade o que diz - realmente só a televisão por cabo e a Internet. Aproveito aliás para dizer que recentemente encontrei um artigo muito interessante que corrobora algumas passagens deste documentário sobre Moisés e que é um teste científico sobre a questão da travessia do Mar Vermelho. É um documento que pode chocar a sensibilidade de alguns leitores, mas bastante interessante e talvez o postemos aqui.

    Foi publicado na http://www.gospelprime.com.br, 23 / setembro / 2010

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  3. Quem foi que lhe disse, ou melhor onde vc baseia que Moisés passou por vale de juncos, ou mangues? deve tomar cuidado para não trazer uma grande maldição pra si próprio, a Bíblia não mente, ela diz que o mar se abriu, não foi mangue de junco conforme seu comentário. Quero deixar aqui frisado as palavras de Jesus, que uma colher de fermento, leveda toda a massa. CUIDADO BROTHER COM O QUE DIZ E ESCREVE.

    ResponderEliminar
  4. Caro Ev. Robério Costa,
    Não vejo comentário nenhum falando de Moisés por Vale de juncos coisa nenhuma. Vejo é um DOCUMENTÁRIO partilhado por Micael Sousa devidamente intitulado em conformidade com a fonte.Vc deve aprender a distinguir aquilo que lê de quem escreve o quê! Viu este documentário?! Se não viu esteja calado, interprete a Bíblia como entender, se não lhe agrada os documentários de investigação científica não interfira com profecias ou maldições fanáticas e sobretudo deixe-se de BROTHERS fale português aqui.

    ResponderEliminar