segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

10 de Janeiro - dia de S. Gonçalo de Amarante

Última actualização: 11 de Janeiro de 2011

Nascido em 1187 em Arriconha, uma pequena aldeia da freguesia de Tagilde do concelho de Vizela, distrito de Braga, e dado como falecido a 10 de Janeiro de 1259, em Amarante, São Gonçalo de Amarante (Beato Gonçalo para sermos mais rigorosos) tem sido reconhecido pela própria Igreja Católica, como um dos santos portugueses de maior devoção no país, logo depois de Santo António, sobretudo no Norte de Portugal. A permissão do seu culto nesta região pela Sé Apostólica remonta a 1551, concedida pelo papa Júlio III e a sentença da sua Beatificação surgiu 10 anos depois, a instâncias do próprio rei D. Sebastião, do arcebispo de Braga, da ordem dos Pregadores, do cardeal D. Henrique e da população de Amarante junto da Santa Sé, depois de apurados o último dos três processos por comissão do papa Pio IV, com esse fim bem como da sua canonização. Ainda que o processo de canonização nunca tenha sido concluído, foi a partir das referidas decisões apostólicas que S. Gonçalo se transformou no santo patrono da cidade de Amarante. A 10 de Julho de 1671, o papa Clemente X estendeu por fim o seu culto a toda a Ordem dos Pregadores e a todo o país. A sua festa era celebrada publicamente a 16 de Janeiro, à excepção dos Dominicanos da Ordem que o fizeram sempre na suposta data da sua morte, a 10 de Janeiro, como em muitos locais se faz actualmente, desde que assim foi determinada a unificação das festas dos santos em 1969-1970. Convém assinalar que o seu culto se espalhou pelas várias regiões do antigo império ultramarino português, particularmente no Brasil onde é também o santo patrono das três cidades homónimas dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará - “São Gonçalo do Amarante”. Se a devoção oficial a este santo no Norte de Portugal se pode depreender pela realização de Missa e Ofícios litúrgicos próprios, a sua popularidade entre os povos não é menos notória, materializando-se através de festas públicas, na edificação de templos da sua invocação, na interiorização dos seus atributos de santo protector contra as enchentes e de santo casamenteiro, bem como na transmissão e vulgarização de histórias relacionadas com as suas acções milagreiras.

Imagem: Figura de S. Gonçalo, capela do Hospital de S. Gonçalo, Amarante, Portugal, foto de Gouveiar©, in http://pt.wikipedia.org

O culto a S. Gonçalo no concelho de Valpaços

Pelo que me foi possível apurar, S. Gonçalo é também venerado em, pelo menos, três freguesias do concelho de Valpaços. Relativamente à própria freguesia de Valpaços, por exemplo, assinala-se a existência de uma fonte de São Gonçalo, na aldeia anexa de Vale de Casas, curioso indicador da sua popularidade também aqui, onde este santo é padroeiro e celebrado no fim do mês de Janeiro (suponho que no último Domingo deste mês). É também, segundo indicações do nosso amigo, Reverendo Pe. Jorge Fernandes, o santo padroeiro em Lamas de Ouriço, freguesia de Alvarelhos, onde existe um templo da sua invocação e é celebrado a 10 de Janeiro, em conformidade com o calendário lutúrgico. É ainda padroeiro da localidade de Alvites, freguesia de Santiago da Ribeira de Alharis.

Se estiver interessado (a) em consultar uma compilação de dados sobre S. Gonçalo, clique AQUI .
Se estiver interessado (a) em consultar uma biografia de S. Gonçalo, clique AQUI.
Se estiver interessado (a) em consultar algumas lendas sobre S. Gonçalo, clique AQUI.

Nota: Todas as sugestões de rectificação ou  informações complementares a este post são bemvindas e agradecidas, desde que devidamente fundamentadas e apresentadas com o mínimo de razoabilidade e seriedade. OBRIGADO.

Agradecimento: Uma nota de agradecimento ao nosso Amigo Padre Jorge Fernandes pela colaboração prestada na correcção e actualização dos dados publicados aqui na data em epígrafe e referentes ao Culto a S. Gonçalo no concelho de Valpaços.

Sem comentários:

Enviar um comentário