sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Valpaços - “Memorial aos Mortos pela Pátria” em construção

Notícias de Vila Real, 09-01-2011

Já está em andamento a obra de construção e implementação do Memorial aos Mortos pela Pátria, monumento que embelezará a rotunda em que desemboca a Avenida 25 de Abril, na cidade valpacense.
Tendo como base a ideia de que “os valores que garantem a imortalidade da Nação são valores superiores que devemos defender em permanência. Porventura os gestos mais nobres que cumprem a uma Nação estão em homenagear aqueles que contribuem com o seu sangue e a sua coragem para a defesa desses valores. Relembrar estes feitos e os seus protagonistas é honrar a história e garantir que este legado se perpetue na memória”, desta forma foi lançado o desafio para projectar o Memorial aos Mortos pela Pátria.
O escultor escolhido para desenvolver o projecto foi Hélder José Teixeira de Carvalho, pelo valor de 74.500 euros. O mesmo será implementado numa rotunda, que representa também uma das portas de entrada na cidade. A escultura que será implementada pretende interpretar o Homem consciente do cumprimento do seu dever para com a Pátria. A atitude de dignidade e nobreza é sublinhada pela postura em sentido, com a mão direita dobrada junto ao peito e segurando a ponta de uma bandeira que se desfralda em sua volta.
Pela elevação do seu olhar dirigido ao alto, a figura propõe conduzir-nos a uma interpretação de oferenda ao céu. Também a bandeira arvorada e suspensa no ar reforça com o seu real significado de símbolo nacional o ideal patriótico que se promove.

In http://www.noticiasdevilareal.com/noticias/index.php?action=getDetalhe&id=9705
Foto: http://www.imprensaregional.com.pt/jornal_terra_quente

1 comentário: