terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Recordando as “Pérolas bushianas”

Frases inolvidáveis do George W. Bush

por Umberto Eco, 23 de Fevereiro de 2003 


Com os ventos de guerra que correm, estamos nas mãos do homem mais poderoso do mundo — o sr. Bush. Agora já ninguém pretende, como queria Platão, que os Estados sejam governados por filósofos, mas conviria que estivessem nas mãos de pessoas com ideias claras. Vale a pena consultar na Internet o sítio www.bushisms.com, que recolhe frases célebres de Bush. Entre aquelas, sem data nem lugar, encontrei as seguintes:

- Se não tivermos êxito, corremos o risco de fracassar.
- Já é tempo de a raça humana entrar no sistema solar.
- Não é a poluição que ameaça o ambiente, são as impurezas do ar e da água.

AOS JORNALISTAS
- Deveria perguntar a quem me fez a pergunta. Não tive oportunidade de perguntar a quem me fez a pergunta qual foi a pergunta que me fez. (Austin, Texas, 8.1.01).
- Penso que se você sabe o que pensa, será muito mais fácil responder à sua pergunta. Não posso responder à sua pergunta. (Reynoldsburg, Ohio, 4.10.00).
- A mulher que sabia que sofri de dislexia bem, eu nunca a entrevistei. (Orange, Califórnia, 15.9.00).

POLÍTICA
- A ilegitimidade é uma coisa de que só devemos falar em termos de não a ter. (20.5.96).
- Creio que estamos num caminho irreversível para mais liberdade e democracia. Mas as coisas poderão mudar. (22.5.9).
- Tenho o cuidado de preservar o poder executivo não só para mim, mas também para os meus predecessores. (Washington, 29.1.01).
- Comprometemo-nos a trabalhar com ambas as partes para levar o nível de terror a um nível aceitável para ambas as partes. (Washington, 2.10.01).
- Sei que em Washington há muitas ambições. É natural. Mas espero que os ambiciosos percebam que é mais fácil triunfar com um êxito do que com um fracasso. (Entrevista à Associated Press, 18.1.01).
- A coisa mais admirável da América é que cada um deveria votar. (Austin, 8.12.00).
- Nós queremos que qualquer pessoa que possa arranjar um trabalho seja capaz de arranjar um trabalho. (Programa 60 minutos II, 5.12.00).
- Um dos denominadores comuns que achei é que as expectativas surgem sempre em torno do que se espera. (Los Angeles, 27.9.00).
- É importante entender que se houver mais intercâmbios comerciais haverá mais comércio. (Cimeira das Américas, Quebec City, 21.4.01).

EDUCAÇÃO
- Francamente, os professores são a única profissão que ensina os nossos filhos. (18.9.95).
- Iremos ter os americanos mais instruídos do mundo. (21.9.97).
- Quero que se diga que a Administração Bush está orientada para o resultado, porque acredito no resultado de focar a atenção e a energia na educação das crianças na leitura, para que tenham um sistema educativo atento às crianças e aos seus pais, em vez de ter em vista um sistema que rejeita a mudança fará a América ser o que queremos que ela seja, um país de gente que sabe ler e sabe ter esperança. (Washington, 11.1.0).
- O sistema de educação pública é um dos fundamentos da nossa democracia. Afinal, é onde as crianças da América aprendem a ser cidadãos responsáveis, e aprendem as habilidades necessárias para tirar vantagem da nossa fantástica sociedade oportunista. (15.5.02).


CIÊNCIA
- Marte essencialmente está na mesma órbita que nós. Está quase à mesma distância do Sol, o que é importante. Já vimos imagens dos canais, cremos, e da água. Se há água há oxigénio e se há oxigénio podemos respirar. (8.11.94).
- Para a Nasa o espaço é sempre a prioridade principal. (5.9.93).
- O gás natural é hemisférico. Gosto de lhe chamar hemisférico por natureza, porque é o produto que podemos encontrar nas nossas vizinhanças. (Austin, 20.12.00).
- Sei que os seres humanos e os peixes poderão coexistir em paz. (Saginaw, 29.9.00).


ASSUNTOS ESTRANGEIROS
- Temos perdido muito tempo a falar de África, justamente. A África é uma nação que sofre de uma incrível doença. (Conferência de imprensa, 14.9.00).
- Já falei com Vicente Fox, o novo presidente do México, para mandar petróleo para os Estados Unidos. Assim não dependeremos do petróleo estrangeiro. (Primeiro debate presidencial, 10.3.00).
- O problema dos franceses é que não têm uma palavra para entrepreneur. (Conversa com Blair).
- Vocês também têm negros? (Ao presidente brasileiro Fernando Cardoso, Estado de São Paulo, 28.4.02).
- Afinal, há uma semana Yasser Arafat esteve cercado no seu palácio de Ramallah, claramente um palácio cheio de pacifistas alemães e de todo esse tipo de gente. Agora foram-se embora. Arafat agora é livre de mostrar a sua liderança, e de governar o mundo. (Washington, 2.5.02).
- Muitas das nossas importações vêm de fora. (NPR's Morning Editing, 26.9.00).
- Entendo que a agitação no Próximo Oriente cria agitação em toda a região. (Washington, 13.3.02).
- A minha viagem à Ásia começa no Japão por uma razão importante. Começa aqui porque desde há século e meio a América e o Japão fizeram uma das maiores e mais duradouras alianças dos tempos modernos. Desta aliança resultou uma era de paz no Pacífico. (Tóquio, 18.2.02).

O original destas preciosidades coleccionadas por Umberto Eco foi publicado no diário espanhol El Mundo. A tradução é de José Colaço Barreiros, tradutor juramentado que se esforçou arduamente por deslindar todas as subtis nuances do pensamento bushiano.

In http://resistir.info

Sem comentários:

Enviar um comentário