sábado, 29 de janeiro de 2011

126.º Aniversário do nascimento do “automóvel moderno”

Réplica do Benz Patent Motorwagen, de 1885, de dois lugares, três rodas e velocidade máxima de 13 km/h, foi o primeiro automóvel a gasolina. In http://soulonphire.blogspot.com


Como já tínhamos referido neste blogue em “Os primórdios da História do Automóvel”, a 24 de Abril de 2010 na mesma categoria “Automóveis na História [Universal]”, foi a 29 de Janeiro de 1885 que surgiu o primeiro automóvel com cabimento no âmbito do conceito de “automóvel moderno”, isto é dotado de um motor de explosão interna a gasolina e de quatro tempos. Embora este tipo de motor tenha sido concebido também com sucesso nesse mesmo ano pelo alemão Gottlieb Daimler, foi na realidade o seu compatriota Karl Benz, outro grande génio inventivo desse tempo que mais tarde se associou ao primeiro para a criação da bem reputada marca actual, Mercedes Benz (aliás Daimler–Benz), quem, em Manheim, se antecipou em patentear a invenção patente essa conhecida por “Benz Patent Motorwagen” e representativa do nascimento do “primeiro automóvel moderno”. O próprio tipo de conbustível (gasolina), começou por ser designado de benzina, em homenagem ao oficial criador do engenho e certas marcas históricas, como a Fiat por exemplo,  mativeram esta designação por várias décadas. Uma data comemorativa para os amantes da História do automóvel e particularmente para os aficionados da Marcedes!

2 comentários:

  1. Muito obrigado por mais este interessante texto e que rico é, pois não trata somente dos factos sociais e toca nos acontecimentos técnicos.

    Deixo aqui também uma sugestão de um excerto de uma investigação feita sobre transportes há cerca de um ano para um projecto da União Europeia: http://abuscapelasabedoria.blogspot.com/2010/06/algumas-curiosidades-sobre-historia-dos.html

    ResponderEliminar
  2. Amigo Micael
    O post a que se refere já era do nosso (meu) conhecimento e só não o partilhei porque já havíamos tentado uma coisa do género num post intitulado "Primórdios da História do Automóvel". No entanto como aquele possui mais informações (mais curiosidades) vamos recomedar a sua consulta neste divulgando a partir do respectivo atalho.
    Mais uma vez, muito obrigado pela colaboração.
    Um Abraço(LS)

    ResponderEliminar