sábado, 22 de janeiro de 2011

Uma raridade arquitectónica numa aldeia abandonada – Picões

Capela de Santo António em Picões, freguesia de Bouçoais, concelho de Valpaços – século XVIII in http://www.boucoaes.com | autorizada pelos editores  [Copyright © 2011 Junta de Freguesia de Bouçoães]
clique na imagem para aumentar

Esta imagem representa o que há de mais encantador no vasto conjunto do património arquitectónico do concelho de Valpaços, longe da vista da maioria dos valpacenses e ainda resguardada da “invasão” turística, apesar do excelente trabalho de divulgação realizado pelos administradores do site da Freguesia de Bouçoais e outros “desafios” particulares como o que se pode ver no blogue do Reverendo Pe. Jorge Fernandes, são cousas da vida. Esta capela da invocação de Santo António que o Pe. Jorge Fernandes considera, e muito bem, tratar-se de “uma das jóias arquitectónicas do nosso concelho” esquecida e abandonada, localiza-se na freguesia de Bouçoais, em local afastado no núcleo central da aldeia abandonada de Picões no caminho que daqui prossegue em direcção às aldeias de Lampaça e Vilartão integradas na mesma freguesia. Em razoável estado de conservação, esta raridade da arquitectura religiosa é um monumento de construção barroca datada do século XVIII, integrada nos domínios do extinto morgadio de Vilartão e mandada edificar por um dos respectivos titulares, a cuja família pertenceu o ilustre transmontano Álvaro de Morais Soares, coronel do exército português que se notabilizou na Guerra Peninsular, juntamente com seu irmão Eusébio de Morais Soares e veio a falecer em combate nos arredores de Madrid em Agosto de 1812, deixando descendência. No que respeita à sua mais remota construção atesta-o uma destacada referência da parte do Abade de Bouçoais, António Xavier Fernandes nas Memórias Paroquiais de 1758 nos seguintes termos:

"Tem quinta de Picões uma capela de cantaria construída à moderna com a invocação de Santo António, mandada fazer pelo Sargento-mor de Cavalaria António de Sá Pereira do Lago [de Morais Soares], da Casa dos Morgados de Vilartão, o qual a deu aos moradores da dita quinta."

Em nossa opinião trata-se de um dos mais belos monumentos do concelhos de Valpaços ainda por classificar!

Pseudo-painel de azulejos  - adaptação virtual de Leonel Salvado com base na foto acima exposta.
clique na imagem para aumentar

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu "post".
    Apoiante na divulgação do nosso património,convido-o a visitar o meu "blog", recentemente criado: solarvilartao.blogspot.com

    Joaquim Malvar Azevedo

    ResponderEliminar
  2. Caro Joaquim Malvar Azevedo:
    Grato pelo convite que nos fez para visitar o seu blogue recentemente criado e da agradável surpresa com que aqui me deparei. Agradou-me constatar o entusiasmo e a correcção científica que as suas notas de divulgação do património etnográfico, arquitectónico e biográfico deixam transparecer, pelo que auguro um futuro promissor ao blogue e com isso me congratulo. Interessante a referência ao papel que o sétimo morgado de Vilartão desempenhou na administração do extinto concelho de Monforte de Rio Livre (de uma de cujas paróquias radica um ramo da minha família - Casas de Monforte, freg. Águas Frias, hoje concelho de Chaves)de que não fazia a mínima ideia. Convém que juntemos esforços na divulgação do nosso Património.GOSTEI!
    Bem haja
    Leonel Salvado
    (Adm do CHV)

    ResponderEliminar