quarta-feira, 23 de março de 2011

144.º Aniversário do nascimento de Norton de Matos

Por Leonel Salvado

Norton de Matos, foto do Arquivo Histórico Ultramarino | http://www2.iict.pt

José Maria Mendes Ribeiro Norton de Matos nasceu em Ponte de Lima, no Distrito de Viana do Castelo, no dia 23 de Março de 1867 e faleceu na mesma Vila no dia 3 de Janeiro de 1955. Da sua admirável biografia extrai-se que foi um militar de grande prestígio que ascendeu ao posto de General e um influente político que desempenhou importantes cargos administrativos e diplomáticos na parte oriental do império colonial durante os últimos anos da Monarquia Constitucional e durante a instável conjuntura que se viveu em Portugal durante a 1.ª República, filiando-se no Partido Republicado Democrático de Afonso Costa. Foi Norton de Matos enquanto Ministro da Guerra do Governo de Afonso Costa o preparador da intervenção de Portugal na 1ª Grande Guerra cujos desastrosos resultados imediatos conduziram ao golpe sidonista de 1917 e o obrigaram a exilar-se na capital britânica. Iniciado na Maçonaria em 1912 veio a ser um acérrimo opositor a todas as formas de ditadura militar e, desde 1948, um dos mais activos membros da oposição ao regime salazarista. Admirável foi ainda, em particular, o seu percurso maçónico que iremos também expor aqui. Apesar da sua posição pró-belicista e das nefastas consequências que dela decorreram para o país, Norton de Matos lutou até à sua morte pela liberdade e pela democracia em Portugal.
Síntese biográfica

Depois de frequentar o colégio em Braga foi, em 1880, para a Escola Académica, em Lisboa. Quatro anos depois iniciou o seu curso na Faculdade de Matemática em Coimbra. Fez o curso da Escola do Exército e, em 1898, partiu para a Índia Portuguesa, onde organizou os cadastros das terras. Começou aí a sua carreira na administração colonial, como director dos Serviços de Agrimensura. Acabada a sua comissão, viajou por Macau e pela China em missão diplomática.
O seu regresso a Portugal coincidiu com a proclamação da República. Dispondo-se a servir o novo regime, Norton de Matos foi chefe do estado-maior da 5ª divisão militar. Em 1912 tomou posse como governador-geral de Angola. A sua actuação na colónia revelou-se extremamente importante, na medida em que impulsionou fortemente o seu desenvolvimento, protegendo-a, de certa forma, da ameaça contínua que pairava sobre o domínio colonial português, por parte de potências como a Inglaterra, a Alemanha e a França. Fundou a cidade do Huambo.
Foi demitido do cargo em 1915, como consequência da nova situação política que se vivia em Portugal durante a Primeira Guerra Mundial. Foi depois chamado, de novo, ao Governo, ocupando o cargo de ministro das Colónias, embora por pouco tempo. Em 1917, um novo golpe revolucionário obrigou-o a exilar-se em Londres, por divergências com o novo governo. Regressou à pátria e foi delegado de Portugal à Conferência da Paz, em 1919. Mais tarde, foi promovido a general por distinção e nomeado Alto-comissário da República em Angola. Na Primavera de 1919, foi delegado português à Conferência da Paz. Em Junho de 1924, exerceu as funções de embaixador de Portugal em Londres, cargo de que foi afastado aquando da instauração da Ditadura Militar.
Foi, em 1929, eleito grão-mestre da maçonaria portuguesa.
Em 1948, participou nas eleições presidenciais de 1949, reivindicando a liberdade de propaganda e uma melhor fiscalização dos votos. O regime de Salazar recusou-se a satisfazer estas exigências. Obteve vastos apoios populares e apoio de membros da oposição. Devido à falta de liberdade no acto eleitoral, e prevendo fraudes eleitorais, ele acabou por desistir depois de participar em comícios e outras manifestações de massas.”

In http://pt.wikipedia.org/

Percurso maçónico


1867
23 de Março - Nasce em Ponte de Lima (Distrito de Viana do Castelo), na Rua do Pinheiro, filho de Tomás Mendes Norton, comerciante e cônsul da Inglaterra em Viana (afilhado de baptismo de Rodrigo da Fonseca Magalhães) e de Emília de Matos Prego e Sousa, neto paterno de José Mendes Ribeiro, da burguesia de Viana do Castelo, e materno de Manuel José Matos Prego e Sousa, doutor em Direito, da fidalguia de Ponte de Lima (casa do Bárrio).

1912
17 de Maio - É iniciado Maçon na Loja "Pátria e Liberdade", nº 332, de Lisboa (Rito Escocês Antigo e Aceite), sob os auspícios do Grande Oriente Lusitano Unido, com o nome simbólico de Danton.

1913
27 de Janeiro - É elevado ao grau 2 (Companheiro).

1914
«18 de Abril - É elevado ao grau 3 (Mestre).
«Outubro - Cisão da Maçonaria Portuguesa: a Loja "Pátria e Liberdade" desliga-se da obediência do “Grande Oriente Lusitano Unido”.

1916
12 de Maio - Reentra na obediência do Grande Oriente Lusitano Unido, filiando-se na Loja "Acácia", de Lisboa (Rito Francês).
19 de Setembro - É elevado ao grau 4 (Eleito) do Rito Francês.

1918
16 de Fevereiro - É elevado ao grau 5 (Escocês) do Rito Francês.
31 de Outubro - É elevado ao grau 6 (Cavaleiro do Oriente ou da Espada) do Rito Francês.

1919
31 de Outubro - É elevado ao grau 7 e último (Príncipe Rosa Cruz) do Rito Francês.

1928
6 de Novembro - A Loja "Acácia", de que é membro, propõe, pela primeira vez, a sua candidatura ao cargo de Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente Lusitano Unido.
7 de Dezembro - Morte de Magalhães Lima, Grão-Mestre do “Grande Oriente Lusitano Unido”.

1929
31 de Outubro - Morte de António José de Almeida, Grão-Mestre eleito do “Grande Oriente Lusitano Unido”.
31 de Dezembro - É eleito Grão-Mestre do “Grande Oriente Lusitano Unido” para os anos de 1930 e 1931.

1930
30 de Abril - Toma posse do cargo de Grão-Mestre, dirigindo uma mensagem aos maçons portugueses.
17 de Setembro - Parte para Antuérpia, a fim de participar na Semana Portuguesa e na Convenção Maçónica Internacional.
25 a 30 de Setembro - Toma parte na convenção da “Association Maçonnique Internationale” (A.M.I.), reunida em Bruxelas.
Dezembro - Devido ao período decrescente em que decorrem os trabalhos maçónicos em Portugal, é decidido suspendê-los nas lojas de Lisboa, convidando estas à imediata triangulação.

1931
Março - Dirige uma importante mensagem à Grande Dieta.
Dezembro - é reeleito Grão-Mestre.
1932
5 de Julho - Salazar ascende a Presidente do Conselho.

1935
31 de Janeiro - Protesta, junto do Presidente da Assembleia Nacional, José Alberto dos Reis, contra o projecto de lei que proíbe as associações secretas.
14 de Maio - Resolução do Conselho de Ministros exonerando e/ou passando à reforma uma série de funcionários que oferecem poucas garantias de fidelidade ao regime, entre os quais Norton de Matos.
21 de Maio - Publicação da Lei nº 1 091 que proíbe as associações secretas. Norton de Matos demite-se do cargo de Grão-Mestre, para que pudesse ser eleito alguém desconhecido do Governo.

1955
2 de Janeiro - Morre, na sua casa de família de Ponte de Lima.

In http://gremio_fenix.tripod.com/norton_matos.html

Sem comentários:

Enviar um comentário