domingo, 13 de março de 2011

81.º Aniversário da descoberta de Plutão


Não se trata, em rigor, do aniversário da descoberta do malogrado nono planeta e segundo maior planeta anão do Sistema Solar, como ele é agora considerado pela UAI (União Astronómica Internacional), depois das objecções que desde 1970 foram surgindo quanto à sua definição como planeta formal, até que a 24 de Agosto de 2006 a mesma UAI formalizou aquela nova denfinição.
Na realidade, na data de 13 de Março de 1930 sucedeu apenas a notícia telegrafada por Clyde Tombaugh para o Harvard College Observatory, confirmando o movimento de Plutão, com base nas suas observações efectuadas no Observatório Lowell. Era o planeta X, o nono planeta que desde 1906 e até à sua morte, em 1916, Percival Lowell, convicto da sua existência por ter constatado evidentes perturbações em Urano, perscrutou as várias possíveis coordenadas celestiais, sem lograr obter qualquer resultado afirmativo da sua descoberta. As primeiras fotos conseguidas por Tombaugh a 21, 23 e 29 de Janeiro de 1930 ajudaram nessa confirmação.


Formalmente designado 134340 Plutão, é também o décimo maior objecto que pode ser observado directamente na sua órbita solar. Possui três satélites naturais conhecidos: Caronte, descoberto em 1978 e outras duas luas menores, Nix e Hidra, ambas descobertas em 2005. É o maior membro do cinturão de Kuiper e, tal como os restantes membros, é composto principalmente por rocha e gelo. Tem cerca de 1/5 da massa da lua e 1/3 do seu volume.
Apesar de ficarmos reduzidos de novo a oito planetas, as condições de classificação impostas pela UAI em 2006 têm gerado uma onda de contestações, tanto por parte da comunidade de astrónomos como de uma larga margem do público internacional. O mais curioso é que a desclassificação de Plutão até já serviu de motivo para o aparecimento de mais um neologismo – o plutado”particípio passado do verbo plutar, com o significado de “rebaixar ou desvalorizar alguém ou alguma coisa”! Em Janeiro de 2007 a American Dialect Society escolheu-a como a sua “Palavra do Ano de 2006”! O que diriam Percy Lowel e Clyde Tombaugh de tudo isto?

Para mais alguns detalhes a respeito de Plutão consulte a Wiki, AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário