sexta-feira, 25 de março de 2011

27.º e 26.º Aniversários das vitórias de Carlos Lopes nos Campeonatos Mundiais de corta- mato nos EUA e em Lisboa

Carlos Lopes | http://omocho.info/mocho3/?p=1035

Cabe-nos nestas duas datas comemorativas consecutivas do desporto nacional, em que o mesmo atleta, Carlos Alberto de Sousa Lopes dignificou o nome de Portugal, a 24 de Março de 1984, e a 25 de Março de 1985, ao vencer os Campeonatos do Mundiais de Corta-Mato, em East Rutheeford, nos EUA, e em Lisboa, respectivamente, reservar-lhe a devida homenagem. Este atleta, que representou o Sporting Clube de Portugal desde 1967, é considerado um dos melhores mundiais da sua geração no atletismo de longa distância e também um dos mais versáteis nesta categoria, uma vez que se destacou tanto em provas de corta-mato como nas de pista e nas de estrada. A sua primeira vitória no Campeonato Mundial de corta-mato foi conseguida em 1976 em Chepstown, no País de Gales. Outras importantes vitórias que constam do invejável palmarés deste extraordinário atleta português foram os seguintes:

• 1982 - as 10000 metros de Bislett Games em Oslo
• 1982 - a Corrida de São Silvestre de São Paulo, Brasil.
• 1984 - venceu a maratona nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, estabelecendo o recorde olímpico da prova (no mesmo ano havia alcançado o 2.º Lugar no Meeting de Estocolmo, em 1º lugar ficou outro português, Fernando Mamede).
• 1984 - a tradicional Corrida de São Silvestre de São Paulo, no Brasil,
• 1985 - a maratona de Roterdão e quebrou o recorde mundial da prova.

(Dados de http://pt.wikipedia.org)

Tudo isto, sem levarmos em cosideração outras participações e classificações honrosas alcançadas por Carlos Lopes em outros importantes eventos desportivos (medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Montreal, Canadá, em 1976, o mesmo prémio no Campeonato do Mundo de Dusseldorf, em 1977, em Gateshead, Inglaterra em 1984 …
Foi por estes gloriosos serviços prestados ao País, agraciado com três medalhas honoríficas da Ordem do Infante D. Henrique, a de Oficial, Grande Oficial e a Grã Cruz.

Tendo em especial consideração as duas efemérides que indicámos em epígrafe, Carlos Lopes é o nosso atleta do mês e assim figurará na barra lateral do Clube de História de Valpaços.

Para recordar da TV…

Sem comentários:

Enviar um comentário