domingo, 20 de março de 2011

Homenagem virtual às 7 maravilhas do concelho de Valpaços


Bule (duplicado) + açucareiro + xícara/pires | criação e adaptação fotográfica: Leonel Salvado
(clique na imagem para aumentá-la)

A iniciativa levada a cabo por Sérgio Morais no “Notícias de Valpaços” em promover em 2009 um concurso destinado a oferecer ao público valpacense a oportunidade de escolher democraticamente as sete maravilhas históricas, arquitectónicas ou naturais que constituem o seu vasto Património foi algo que mereceu a adesão do mesmo público que se mobilizou de uma forma notável e demonstrativa do seu interesse e da sua dedicação aos valores que fazem parte desse Património. Essa bem-aventurada iniciativa que se estendeu por esta época, há dois anos, desde as 20 nomeações pré-seleccionadas, a 16 de Fevereiro, até ao apuramento dos resultados finais, divulgados a 18 de Maio, foram de tal forma mediatizadas que não se ouvia outra coisa entre as conversas de café (passo a hipérbole!) e, de facto, convém, decorridos estes dois anos recordar as próprias palavras de Sérgio Morais

os objectivos a atingir com este concurso eram outros e, muito humildemente, pelas informações que fui recebendo pelos emails…, penso que foram conseguidos. Os valpacenses viajaram mais pelo seu concelho; passaram a conhecer melhor o seu concelho, o seu património e como é importante preservar toda a nossa riqueza!! (…) Esperemos que outros aproveitem esta ideia e possam realizar outras actividades (oficiais?!) e, porque possuem outros meios, publicitar e preservar mais e melhor o nosso concelho.”

4 xícaras + 4 pires (4 duplicados vertical) | criação e adaptação fotográfica: Leonel Salvado
(clique sobre a imagem para aumentá-la)

É tempo de atender a este repto, isto é, procurar ajudar a publicitar e a preservar, cada um com os meios que possua ao seu alcance (mesmo que não oficiais!). Porque não transformar as capacidades artísticas criativas que existem pelo concelho num meio de divulgação das 7 maravilhas ou outras referências patrimoniais do concelho?


3 xícaras + 3 pires (3 duplicados verticar) | criação e adaptação fotográfica: Leonel Salvado
(clique sobre a imagem para aumentá-la)

A presente demonstração - um serviço de chá em porcelana - pretende ao mesmo tempo ser uma homenagem ao êxito alcançado no excelente trabalho que foi o concurso para a eleição das sete maravilhas e uma sugestão virtual dos meios que podem ser explorados para atingir o objectivo primordial – conhecer, divulgar, preservar… o nosso Património – a olaria, a arte cerâmica por pintura ou estampagem.
Pois quem não gostaria de ter em sua casa um completo jogo assim de chá, com as sete representações iconográficas eleitas como as maravilhas do concelho?!

Sem comentários:

Enviar um comentário