segunda-feira, 7 de março de 2011

Mais uma raridade do Património Arquitectónico do concelho de Valpaços

Por Leonel Salvado
Actualizado em 13-02-2012
Capela de N.ª Sr.ª da Conceição ou da Fonte, Friões, Valpaços
| Fonte: Wikipédia | Autor: Manuel Barreira (13-08-2007) | Permissão: Wikimédia Commons
clique na foto para aumentar

Trata-se de mais um belo exemplar da arquitectura religiosa do concelho de Valpaços situada na freguesia de Friões a que talvez ainda não se tenha dado a importância devida. É uma bela capela, atribuída ao estilo barroco, da invocação de Nossa Senhora da Conceição circundada por um adro rectangular em cujo limite frontal existe uma fonte de mergulho também de grande interesse arquitectónico, ladeada por dois nichos, sendo por essa razão que a o templo é também conhecida por capela de N.ª Sr.ª da Fonte. Na opinião do D. Adérito Freitas (“Concelho de Valpaços, FONTES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA…”, Vol I, p. 222-223), o muro do adro deve ser de construção posterior à fonte, sendo que esta poderá ter sido construída em 1829, com base numa gravação com esta data que é visível no lado esquerdo do nicho da direita e à direita da padieira da porta. A fonte encontra-se actualmente um pouco descaracterizada, mas segundo o mesmo investigador, devia ter sido outrora, do ponto de vista arquitectónico uma fonte monumental, independente do resto da estrutura que lhe foi adoçada e com elementos estruturais que sugerem a sua “santificação”. Porém, sem prejuízo do julgamento de Adérito Medeiros Freitas de que a  actual estrutura da fonte haja sido efectivamente construída na data indicada e que o adro possa ter sido remodelado posteriormente, tanto a capela como o adro e a própria fonte já aparecem mencionadas num manuscrito das Memórias Paroquiais de 1758 assinada pelo pároco (reitor) de Friões nos seguintes termos:

«Neste lugar de Friões se acha uma capela da Senhora da Conceição, a qual dista poucos passos fora do lugar, outros reclamam a Senhora da Fonte por ter aí uma dentro da capela, em forma de poço [...] e outra fora do adro.»

Mais refere, no mesmo documento, o pároco-memorialista de Friões que esta era a única das várias capelas da freguesia a que acorria alguma gente em romaria nos meses de Junho, Julho e Agosto.
No interior do recinto que cerca esta capela existe um jardim denominado pelos paroquianos “Jardim da Imaculada”. Apesar da grande estima que esta raridade arquitectónica parece merecer da parte dos habitantes de Friões – o que se depreende da sua extraordinária preservação – estamos, infelizmente, perante mais um belo monumento não classificado do concelho de Valpaços.
O nosso contributo em homenagem a este curioso monumento é um ensaio idealizado da sua representação com base na foto de Manuel Barreira, sob a forma de painel de pseudo-azulejos que se segue, com os votos de que um dia alguém se atreva a representá-lo assim, na realidade, de modo a perpetuar este e outros exemplares do nosso património histórico arquitectónico.

A mesma capela de N.ª Sr.ª da Fonte | adaptação de Leonel Salvado
clique na imagem para aumentar

3 comentários:

  1. Obrigado Leonel Salvado.
    Tudo faremos para que, não muito tarde, a sua ideia dos azulejos se transforme em realidade.
    Durante o ano de 2011 realizamos a obras profundas na Igreja de São Pedro, situada a uns 400 m da Capela da Senhora da Fonte, a qual possui uma das mais belas talhas douradas do país.
    A Igreja estava em processo acelerado de degradação, dentro de 2 meses as obras estruturais terminarão. Orgulhamo-nos do trabalho realizado.
    Ainda este ano procederemos à recuperação da Fonte da Sra. da Fonte, contudo, não será fácil repor a água retirada a montante por um agricultor. Só existe água natural no Inverno e Primavera.
    Manuel Barreira

    ResponderEliminar
  2. Caro Manuel Barreira;
    é tarde e amanhã bem cedo tenho de estar "em sentido" para mais um dia de trabalho em contexto familiar e profissional - com nos calha a todos-, mas não resisto em deixar-lhe uma nota de regozijo pelo que acaba de me contar, muito menos pela solidariedade que me revela pela concretização da minha ideia dos azulejos do que pela seu diligente empenho e dedicação na preservação desta pequena grande jóia arquitectónica e da fonte adjacente, para além da seu extraordinário talento para a a arte fotográfica que muito jeito me tem dado e, por isso, muito lhe agradeço. Enfim,acredite que foi a melhor notícia que recebi neste ano de 2012 e a que, até hoje, mais reforçará a minha determinação em continuar à frente deste blogue.
    Bem haja, Manuel Barreira. Continue batalhando pela recuperação e preservação do nosso património com os meios que estiverem ao seu alcance e nuca hesite em comunicar sempre que a minha ajude se lhe afigurar necessária.
    Um Grande Abraço.
    Leonel Salvado.

    ResponderEliminar
  3. Cá estou eu de novo, a "vasculhar" o rico património das nossas terras.
    Vou levar este doc. ao amigo Eurico de Amoinha Nova para em conjunto tirarmos umas dúvidas.
    Este seu trabalho é espectacular!
    Parabéns, amigo Leonel!
    cmps
    leonor moreira

    ResponderEliminar