sábado, 24 de julho de 2010

113.º Aniversário do nascimento de Amélia Earhart

Amelia Mary Earhart, nasceu em Atchison, Kansas, EUA, no dia 24 de Julho de 1897 e desapareceu no Norte do Oceano Pacífico a 22 de Julho de 1937. Foi uma das pioneiras da aviação dos Estados Unidos da América e dedicada defensora dos direitos das mulheres, tornando-se amiga da primeira-dama do seu país, Eleanor Roosevelt, também ela uma grande apaixonada pela aviação, com quem alinhou em defesa das causas femininas. Tornou-se famosa nas mais diversas acções devidas ao seu multifacetado talento e personalidade carismática, mas sobretudo por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o Atlântico.

Imagem: http://theeclecticgoddess.blogspot.com

A aviadora

O primeiro voo transatlântico de Amélia Earhart sucedeu em 17 de Junho de 1920 – cerca de seis anos após a primeira viagem sobre o Atlântico Sul por Sacadura Cabral e Gago Coutinho – num Fokker FVII 3m, na companhia do piloto Wilmer Stultz e do co-piloto, e mecânico Louis Gordon. Descolaram da Terra Nova e aterraram em Burry Port, no País de Gales, Reino Único, após 20 horas e 40 minutos de voo.

Era já vista como uma celebridade, mas a sua maior proeza e aquela que verdadeiramente a imortalizou na história da aviação, foi o seu primeiro voo a solo sobre o Oceano Atlântico realizado no dia 20 de Maio de 1932 aos comandos de um Lockheed Vega 5b. Partiu de Harbour Grace, mais uma vez na Terra Nova, e após um voo de 14 horas e 56 minutos sob vento forte, gelo e alguns problemas mecânicos, aterrou em segurança num terreno de pastagem do Norte de Derry, na Irlanda do Norte, ficando registada nos anais da aviação como a primeira mulher a fazer um voo sem escala sobre o Atlântico. A proeza valeu-lhe a tripla distinção de ter sido agraciada com os títulos de “Distinguishead Flyng Cross” do congresso dos E.U.A., a “Cruz de Cavaleiro” da Legião de Honra do governo francês e medalha de ouro da “National Geographic Society”.

Após várias tentativas, desde 17 de Março de 1937, em realizar um voo de circum-navegação do Globo num Lockheed L10 Electra, modificado, Helena Earhart desapareceu, juntamente com seu marido, Fred Noonan, algures no Oceano Pacífico a 22 de Julho de 1937.


Os aviões

Para as suas memoráveis viagens aéreas contou Amélia Hearhart com a fiabilidade de três aparelhos aeronáuticos de duas marcas distintas.



clique duas vezes sobre as imagens para ampliar



Amélia Hearhart na BD em Portugal



Esta graciosa imagem de Amélia Hearhart é um desenho do reputado autor de Banda Desenhada em Portugal, Jorge Miguel, nosso assíduo e prezado visitante, e faz parte do livro da colecção “Chamo-me” dedicado a Sacadura Cabral, que ainda está a ser trabalhado mas que o autor espera vir a ser publicado já no próximo mês de Setembro.

Para uma biografia mais detalhada de Amelia Hearhart na Wikipédia, clique AQUI!

5 comentários:

  1. ainda há pouco tempo fiz o retrato desta corajosa senhora para um livro ilustrado sobre o Sacadura Cabral e outros pioneiros da aviação. Além de inteligente e corajosa era uma mulher muito bem parecida o que ajudou a criar tanta popularidade até aos dias presentes.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. pois... não tinha chegado até ao fim do artigo e só depois vi o desenho. Peço desculpa.É este vício de estar sempre com pressa!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Gio:
    Até ao lavar dos cestos é vindima! Está obviamente desculpado, até pelo prazer que sentimos em tê-lo por aqui. E, já agora,deixe-nos dizer que gostaríamos de poder substituir o painel de azulejos do Centro Cultural Rodrigues de Paiva, con todo o respeito pela obra e instituição,no aniversário da batalha de Ourique que publicámos mais recentemente, por um desenho seu sobre esta, que sabemos fazer parte das suas "Lendas da História de Portugal",editado pela Plátano, mas que, infelizmente ainda não conseguimos adquirir e de também que não achámos nada a propósito no "Falta apagar o lápis". Se pudermos contar com uma cortesia sua, sem prejuízo dos seus compromissos de trabalho que julgamos serem avultados, lembro-lhe,eu Leonel Salvado, que o meu email é leonelsalvado@gmail.com

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  4. A batalha de Ourique está aqui:

    http://faltaapagarolapis.blogspot.com/2010/02/afonso-henriques-bd.html

    ResponderEliminar
  5. Afinal estava lá!!
    O meu Muito Obrigado.

    Um Abraço

    ResponderEliminar